Tempo: Dezembro será de calor e pouca chuva no RS Postado quarta-feira, 30 de novembro de 2022 ás 00:03


Depois de alguns dias frios em novembro, o calor veio para ficar no Rio Grande do Sul. Mesmo que o verão só comece oficialmente no dia 21 de dezembro, a previsão do tempo para o próximo mês, desde o início, é de muito calor e chuvas irregulares, tendo em vista que o clima segue influenciado pelo fenômeno La Niña. As temperaturas no Estado podem voltar a chegar aos 40°C, como registrado no verão passado.

O clima gaúcho será impactado pelo fenômeno La Ninã durante todo o verão. Isso significa que as chuvas no RS seguirão irregulares, assim como foram em novembro, e permanecerão abaixo da média esperada para o mês. A falta de chuva, por sua vez, fará com que as temperaturas disparem. As condições garantem aos gaúchos dias quentes e, por conta da baixa umidade, bem abafados.

Os 40°C chegam para cidades como Uruguaiana, por exemplo. Mas, em Porto Alegre, não descartamos a possibilidade, a cidade pode facilmente registrar temperaturas acima dos 36°C — pontua a meteorologista da Climatempo, Maria Clara Sassaki. Segundo ela, o tempo terá picos de temperatura. Quando os picos passarem, o calor deve amenizar, mas dias frios não voltarão tão cedo.

As chuvas, além de irregulares, devem vir em forma de temporais clássicos de verão, com pancadas, trovões e granizo. Caso a temperatura suba muito, Porto Alegre pode enfrentar dias com fortes pancadas de chuva, podendo, inclusive, causar pontos de alagamento.

Essa é uma previsão estendida, vale para janeiro e os outros meses do verão também, já que o La Ninã só vai começar a perder efeito nos meses de outono —, brinca Maria Clara. No Litoral Norte, a previsão é de que os dias sejam mais nublados durante dezembro e janeiro, com dias abafados e eventual garoa.

Novembro

O mês que acaba nesta quarta-feira (30) foi marcado pelas chuvas irregulares, causadas pelo La Niña. Segundo a Climatempo, em novembro, choveu dentro do esperado e o Estado conseguiu atingir a média climatológica.

As temperaturas variaram bastante, tendo dias quentes e frios. No Rio Grande do Sul, a maior e a menor temperatura foram, respectivamente, 0°C, em São José dos Ausentes, e 37°C, registrada no dia 16 de novembro m Quaraí. Já em Porto Alegre, a maior máxima registrada foi de 32,4, no dia 15. A menor, 9,3°C, ocorrida no dia 6.
 
Com informações de GZH.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias