Dez anos depois: a madrugada de vigília em frente à Boate Kiss Postado sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 ás 06:29


Nos primeiros minutos desta sexta-feira, 27 de janeiro de 2023, pais, amigos e familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia de Santa Maria ingressaram na Rua dos Andradas. Caminhavam em silêncio, muitos deles vestindo roupas brancas. O mesmo trajeto foi percorrido há uma década por jovens que esperavam se divertir na Boate Kiss. Hoje, o local é cenário de lembranças de uma madrugada de terror, onde 242 pessoas morreram, e de batalha por Justiça.

A caminhada que seguiu até a frente da boate partiu da Praça Saldanha Marinho. Ali, são realizadas nesta semana a maior parte das atividades alusivas aos 10 anos da tragédia. Os familiares desceram a Rua Rio Branco, em silêncio, muitos deles de mãos dadas ou abraçados.

Ao chegar em frente ao prédio da Kiss, o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) Gabriel Borges ajudou a fixar em frente à unica porta de entrada e saída da boate uma faixa branca. Nela, é possível ler a frase: "Resgatar a memória é construir o futuro".

Logo depois, o psicólogo, que é um dos sobreviventes da tragédia e demorou anos para conseguir falar sobre o episódio, agradeceu a presença das pessoas e reforçou a importância das mobilizações.

Fazer um ato singelo de recepcioná-los nesse espaço e neste momento de vigília, é muito importante ver tanta gente caminhando nesse momento, estando junto, caminhando junto e registrando a história junto. E tendo a coragem de enfrentar o que a gente tem enfrentado de lembranças, de memórias. Sabemos que juntos a gente consegue muito mais — agradeceu, e foi seguido por uma salva de palmas.

Na sequência, foi dado início a uma apresentação de uma coreografia. O grupo de dançarinos buscou representar a alegria dos jovens vivida naquela noite, seguido pelos momentos de agonia da tragédia, a tristeza do luto e, por fim, abraçaram os pais e familiares.

Foram distribuídas rosas brancas às pessoas que assistiam sentadas no meio da rua ou nas calçadas. Neste momento, alguns se agarraram às flores, num abraço afetuoso, como se nelas pudessem alcançar os entes perdidos. Por toda a rua, via-se muitos casais abraçados. Neste momento, o local ficou silencioso.


Programação segue até o fim da noite

Nesta sexta-feira, continuam as ações para marcar os 10 anos da tragédia. Às 10h, haverá um culto ecumênico na Praça Saldanha Marinho. No começo da tarde, às 13h45min, será realizada a soltura de balões no mesmo local.

Logo depois, às 14h, começará o painel "Mães y Madres: Kiss e Cromañón". Nesse momento, serão ouvidas três mães, duas de jovens que perderam a vida na boate Kiss, e uma da argentina. Nilda Gómez é mãe de Mariano Benítez, 20 anos, que morreu durante incêndio de uma boate em 2004, em Buenos Aires. Além dela, falarão Fátima de Oliveira Carvalho, mãe de Rafael Carvalho, e Ligiane Righi da Silva, mãe de Andrielle Righi da Silva - os dois morreram vítimas da Kiss. 

Às 15h30min, será realizado painel chamado "O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir a impunidade?". Neste momento, um pai também será ouvido. Paulo Carvalho faz parte do grupo de familiares que busca por Justiça desde 2013 e, atualmente, é diretor jurídico da AVTSM. O filho dele, Rafael Carvalho, que morava em São Paulo na época, viajou a Santa Maria e acabou vítima da tragédia.

A programação continua com painel sobre prevenção a incêndios às 17h30min e, mais tarde, às 19h, sobre o coletivo "Kiss: que não se repita", formado no fim de 2013, com intuito de ser espaço de desabafo sobre o luto. Tornou-se espaço de voz de sobreviventes, familiares e amigos de vítimas. Atualmente, procura manter viva a memória da tragédia.

Ainda à noite, os jornalistas Daniela Arbex e Marcelo Canellas falarão sobre os motivos de contar essa história 10 anos depois. Daniela é autora do livro "Todo dia a mesma noite: a história não contada da boate Kiss" e participou como consultora criativa da série "Todo dia a mesma noite", que estreou na Netflix nesta semana. Canellas é diretor da série documental "Boate Kiss - A tragédia de Santa Maria", da Globoplay, produzida em parceria com o coletivo audiovisual TV Ovo, de Santa Maria

O encerramento ocorre às 22h, com apresentação musical.

Com informações de GZH e fotos de Jefferson Botega da Agência RBS.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias