Fim de semana terá chuva e diminuição da onda de calor no RS Postado sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 ás 20:47


O fim de semana será marcado por instabilidade em todo o Rio Grande do Sul. A partir da tarde de sábado (28), a chuva é esperada em pancadas fortes, alternando com períodos de céu nublado, em todas as áreas do Estado. No Sul, há risco de temporal com descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar 60km/h.
 
A onda de calor vai até a tarde de sábado, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). As temperaturas, porém, continuarão altas em função do vento no quadrande Norte, segundo a Climatempo. A mínima para o RS, 13°C, é esperada em São José dos Ausentes, na Serra. Já a máxima pode chegar a 41°C em Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Xavier e Porto Lucena, ambos, no Noroeste, os termômetros devem chegar aos 40°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 23°C e 36°C. 
 
No domingo (29), a chuva ganha força durante o dia inteiro no RS. As precipitações serão de forte intensidade, com risco de temporal no norte gaúcho.
 
O calor começa a diminuir em comparação aos dias anteriores. A máxima ocorre em Novo Tiradentes, no Norte, em Porto Lucena e em Porto Xavier, ambos no Noroeste: 35°C. Já em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a mínima: 13C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre, 23°C e 30°C. 
 
Segundo a Climatempo, a chuva começa a perder força na segunda-feira (30), quando as máximas voltam a ficar dentro do normal para o verão. Ainda chove na maior parte do Estado, mas de maneira fraca e isolada. O tempo fica firme apenas na Fronteira Oeste.
 
Para Santiago 
 
Tanto no sábado quanto no domingo, a previsão é de chuva isolada e espera-se em torno de 10 milímetros para sábado e até 15 milímetros para domingo no Município. O ClimaTempo prevê temperaturas mais amenas, enquanto a MetSul Meteorologia segue destacando clima de calorão em Santiago.
 
Segundo o ClimaTempo, no sábado a mínima é de 22ºC e a máxima de 33º. Já no domingo, a mínima ficaria em 21ºC e a máxima em 29ºC. Em contrapartida, a MetSul prevê para Santiago, no sábado, mínima de 22ºC e máxima de 41ºC e no domingo, mínima de 20ºC e máxima de 38ºC.

Chuva ainda não será suficiente para aliviar a seca no Estado

Mesmo com a previsão de chuva para os próximos dias, a situação da estiagem no Rio Grande do Sul segue preocupante: 176 municípios gaúchos estão com situação de emergência.
 
Nesta sexta-feira (27), houve registro de chuva em cidades como Porto Alegre, 1,4 mm; Bento Gonçalves, na Serra, 0, 6mm; Camaquã, no Sul, 2,4 mm; Campo Bom, no Vale dos Sinos, 0, 4mm; Tramandaí, no Litoral Norte, 0, 4mm. 
 
No sábado (28), o maior acumulado previsto é de 15 mm em São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste; Lavras do Sul, na Região Central; Hulha Negra, na Campanha; Herval, no Sul
 
Já no domingo (29), o volume de chuva deve ser um pouco mais elevado, ficando em torno de 24 mm em São José dos Ausentes, na Serra; São Valentim do Sul, no Vale do Taquari; Tupanci do Sul, no Norte.
 
Com informações de GZH/ClimaTempo e MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias