Mais calor e umidade com chuva irregular e temporais no RS Postado domingo, 12 de março de 2023 ás 23:10

Massa de ar quente não abandona o Rio Grande do Sul nesta semana e haverá uma mudança de padrão com maior umidade, conforme informações da MetSul Meteorologia.


A MetSul antecipa que o calor se tornará mais úmido em grande parte do Rio Grande do Sul nesta semana, aumentando o desconforto pela maior umidade do ar e também a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados associados à elevada temperatura. 
 
Nos últimos dias, o calor intenso a extremo para o mês de março que vem assolando o estado tem sido predominantemente seco. Na última quarta-feira, chuva localmente intensa e com tempestades de verão atingiram diversas regiões gaúchas, mas, desde então, o tempo firme tem predominado,
 
Na semana que começa, entretanto, espera-se um maior ingresso de umidade no Rio Grande do Sul. Com isso, a perspectiva é que o calor estimule a formação de nuvens com chuva isolada e temporais localizados que ocorrem principalmente da tarde para a noite. 
 
A massa de ar quente não abandona o território gaúcho, mas a maior presença de nuvens e as pancadas de chuva devem inibir tantas máximas extremas em parte do estado, como, por exemplo, no Oeste.
 
De terça-feira em diante as pancadas de chuva serão muito frequentes, em especial da tarde para a noite, o que deve levar a uma interrupção desta sequência de dias de marcas próximas de 40ºC, embora o calor permaneça. Com maior umidade, o abafamento será enorme em várias cidades da Metade Oeste. 
 
O Oeste gaúcho desde o começo do mês é a região que mais sofrendo com o calor e que vai seguir com as máximas mais extremas. Quaraí, por exemplo, teve neste mês até agora 37,4ºC no dia 1º; 30,0ºC no dia 2; 28,4ºC no dia 3; 33,9ºC no dia 4; 34,7ºC no dia 5; 33,4ºC no dia 6; 34,7ºC no dia 7; 37,0ºC no dia 8, 39,5ºC no dia 9; 38,1ºC dia 10; e 38,7ºC ontem. 
 
O Oeste, o Centro e o Sul do Rio Grande do Sul serão as regiões com maior probabilidade de ocorrência e que terão a maior frequência destas pancadas de chuva nesta semana, apesar de que deve chover de forma localizada em outras partes do estado, apenas que com frequência menor e em número menor de pontos a ponto de em algumas cidades sequer chover.

Pontos isolados da Metade Norte podem ter chuva de verão nesta segunda-feira, entretanto a instabilidade aumenta no território gaúcho a partir da terça e se manterá até o final da semana, concentrada mais no Oeste e no Sul. Os mapas acima mostram a projeção de chuva dia a dia de terça até sexta do modelo meteorológico alemão Icon.

Como se observa nos mapas, o setor mais a Nordeste do Rio Grande do Sul, entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, é a área do estado em que menos deve chover no curso desta semana. Uma vez que são pancadas localizadas e às vezes pegam apenas parte de uma cidade, é provável que pontos destas regiões passem a semana sem chuva.

A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.

A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados. Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos.

Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Com mapas meteorológicos da MetSul Meteorologia e foto de capa de Roquessael Cortes/Rádio Nova Pauta.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias