Até à noite deste domingo (03), a Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcava 98 milímetros em Santiago. Pluviômetros residenciais marcam mais de 100 mm.

A MetSul Meteorologia alerta para uma segunda-feira de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul. Chove em todas as regiões no decorrer do dia e em muitos locais com forte intensidade com risco de temporais localizados sob condição atmosférica extremamente instável desde o começo do dia.

A chuva em vários momentos da segunda-feira será forte a torrencial com volumes muito altos em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas em alguns pontos, o que deve gerar alagamentos e inundações repentinas em zonas urbanas e rurais. As taxas de chuva elevadíssimas podem gerar ainda o transbordamento de córregos e arroios, além de favorecer a rápida elevação de níveis de rios.

Vai chover muito na madrugada com acumulados até localmente extremos na Metade Norte do estado, em especial no Noroeste gaúcho. No decorrer do dia se forma uma faixa de chuva muito volumosa entre o Noroeste, o Alto Jacuí, o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

A chuva vem acompanhada de raios e trovoadas e há risco elevado de temporais localizados de vento forte e granizo. Ar mais frio ingressa durante a segunda metade do dia e com vento que sopra moderado e com rajadas por vezes de 50 km/h a 70 km/h em diferentes cidades. Por isso, a temperatura cai e as mínima ocorrem à noite.

Por que a segunda-feira de tanta instabilidade? Serão três fatores interagindo para gerar a chuva volumosa a excessiva e os temporais no Rio Grande do Sul: um centro de baixa pressão, uma frente fria e uma corrente de jato em baixos níveis. Entenda melhor o cenário, ACESSANDO O SITE DA METSUL METEOROLOGIA.
 
Tempo melhora por poucas horas entre terça e quarta
 
A frente fria e o centro de baixa pressão se afastam na terça-feira e o tempo deve melhorar no Rio Grande do Sul no decorrer do dia com sol e nuvens, mas a terça ainda começa com chuva em diversas regiões gaúchas, especialmente na Metade Leste do estado.
 
O sol aparece na quarta, mas a trégua da chuva será curta. Uma frente quente vai se formar ainda no começo do dia com chuva intensa, muitos raios e granizo no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. No final do dia, a frente avança como fria com mais chuva e temporais.
 
Previsão para Santiago
 
Conforme a MetSul, chove a semana toda em Santiago. O único dia de tempo aberto é terça (05). Impressiona o volume previsto para o Município nesta segunda (04): 127 milímetros. Veja abaixo:
 

Com fotos dos pluviômetros de Ivo Belmonte (bairro Gaspar Dutra) e Anderson Nascimento (bairro Santiago Pompeu). Informações climáticas da MetSul Meteorologia.

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Siga o Blog no Facebook!

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias