Onda de temporais com muitos raios, chuva forte, granizo de variado tamanho e risco de vento forte a intenso localizado (vendavais) devem atingir diversas áreas do Sul do Brasil no final desta sexta-feira e durante o sábado, adverte a MetSul Meteorologia.
 
Alerta-se que, isoladamente, as tempestades tendem a ser fortes a severas com alto risco de danos localizados, seja por vento ou queda de granizo.
 
O sábado será o dia de mais intensa instabilidade entre a Metade Norte gaúcha e o estado catarinense com alta incidência de raios, chuva forte a intensa, granizo de tamanho variado e vento forte localizado, prevê a MetSul Meteorologia
 
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva do modelo europeu determinístico do Centro Meteorológico Europeu para a noite de hoje, madrugada de sábado, manhã de sábado e a tarde de amanhã. Observa-se como a chuva deve ser muito forte a intensa, o que virá com temporais, mais ao Norte do Rio Grande do Sul e em várias regiões de Santa Catarina.
 

No Rio Grande do Sul, as regiões de maior risco o Noroeste, o Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra (especialmente ao Norte de Caxias do Sul), Campos de Cima da Serra e balneários do Litoral Norte que estão perto de Torres. 
 
Já em Santa Catarina, o risco de chuva forte e de temporais alcançará a maior parte do estado com possibilidade de intensas precipitações e tempestades em grande número de localidades catarinenses, especialmente neste sábado.
 
O que vai causar os temporais
 
Áreas de baixa pressão térmicas (associadas a ar quente) vão atuar entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Espera-se o ingresso de uma massa de ar mais aquecida a partir do Centro-Oeste no Paraná, desencadeando o começo da onda de temporais.
 
Justamente o avanço do ar tropical quente sobre a massa de ar mais frio que está sobre o Sul do Brasil deve organizar a instabilidade com grande intensidade entre esta sexta e o sábado na Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com ar mais quente tomando conta do Paraná.
 
As características da instabilidade remontarão muito a de uma frente quente em que se dá o avanço de ar quente sobre massa de ar frio. Sistemas frontais quentes, mais comuns em junho e julho do que em outubro, costumam estar associados a chuva intensa com muitos raios e abundante queda de granizo.
 
Granizo e chuva forte são a maior preocupação
 
As intensas áreas de instabilidade devem trazer chuva forte a torrencial em cidades da Metade Norte gaúcha e de diversas regiões catarinenses. Os acumulados em poucas horas devem exceder os 100 mm em algumas cidades, o que vai levar a alagamentos, inundações repentinas e transbordamento de arroios e córregos, além da subida de rios. Em Santa Catarina, em particular, podem ocorrer quedas de barreiras e deslizamentos de terra.
 
Já nos temporais, o maior risco será de granizo. Até podem ocorrer vendavais isolados, mas a ameaça maior será a de granizo pela característica esperada da instabilidade. Deve cair granizo em muitas cidades mais ao Norte gaúcho e do estado catarinense. Em alguns locais, as pedras de gelo podem ser de médio a grande tamanho com potencial de danos.
 
Espera-se uma grande quantidade de raios no Noroeste gaúcho, no Médio e Alto Uruguai e no Planalto Médio, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, haverá muitas descargas no Oeste, no Meio-Oeste, no Sul e na Grande Florianópolis.
 
Mapas mais completos e mais informações estão no site da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias