Viação Centro Oeste comunicou Prefeitura que vai encerrar atividades em Santiago Postado sexta-feira, 10 de novembro de 2023 ás 14:58
A Administração Municipal, porém, ingressou na Justiça para que a empresa não encerre os serviços de transporte público até que outra seja contratada via licitação, apurou o Blog Rafael Nemitz.
Diante disso, o site entrou em contato com a Administração Municipal em busca de esclarecimentos. Conforme à Prefeitura, "Após a abertura a sessão licitatória do dia 08/11/2023, a empresa Viação Centro Oeste Ltda protocolou o expediente administrativo nº 21531/2023, notificando o Município da interrupção da prestação dos serviços de transporte, a contar de 10 de dezembro/2023.
Considerando que a Concorrência nº 003/2023 restou Deserta e que o Município imediatamente irá lançar novo edital, por tratar-se o serviço de transporte coletivo urbano um serviço essencial garantido pela Constituição Federal, o Município, via judicial, requereu a preservação da continuidade dos serviços até que outro instrumento contratual seja firmado, a fim de resguardar os direitos dos usuários do transporte público coletivo, que dependem do serviço, haja vista o grande número de usuários que se utilizam do transporte coletivo público.
O Município se baseia na decisão de que a prestação do serviço de transporte coletivo urbano não deverá ser interrompida, enquanto não concluído o processo licitatório e a contratação da empresa para a execução dos serviços de transporte público urbano municipal."
A Administração Municipal informou ao Blog Rafael Nemitz que, em março deste ano, repassou o valor de R$ 1.307.647,07 (um milhão, trezentos e sete mil seiscentos e quarenta e sete reais) para a Viação Centro Oeste.
Indo direto ao ponto, a Prefeitura está buscando na Justiça a permanência das linhas de ônibus da Centro Oeste até que haja outra empresa interessada em prestar o serviço em Santiago. No que depender da Administração Municipal, os santiaguenses não ficarão sem transporte público.
Morei em uma cidade maior que essa, em Santo Ângelo, e os ônibus da empresa Tiarajú (até hoje) fervilham de usuários, sempre cheios, mesmo com alguns problemas de manutenção ou de estado ruim dos ônibus: manhã, tarde e noite sempre lotados! é uma empresa que está na boca do povo, ao contrário da empresa Centro-Oeste que nunca se preocupou em investir em campanhas para seu próprio benefício: nunca foi uma empresa que se mostrou com uma capa humanizada, somente em catar troco... hoje ela está assim: sem lembrança no coração das pessoas em Santiago, apesar de fazer falta para os usuários que usavam de seus serviços; passou todo esse tempo de existência sem promover uma imagem mais humanizada, sem se preocupar em trazer clientes para si através da mídia, das redes sociais, de campanhas de alcance real sobre os cidadãos (talvez alguns patrocínios...). Lamentávelessa gestão que a levou a essa condição!