Conceituada Nefrologista Drª.Thais Flores inicia atendimentos na Clínica Life Postado segunda-feira, 25 de dezembro de 2023 ás 17:11
A conceituada Médica Nefrologista Drª. Thais Flores inicia atendimentos na Clínica Life (CRM: 43.649 - RQE: 41.991). Graduada em medicina pela UFSM, possuí residência médica em clínica médica e nefrologia pelo HUSM.
O nefrologista é o médico especializado em doenças dos rins, como infecção renal, pedra nos rins ou insuficiência renal. O médico nefrologista pode prescrever remédios ou recomendar procedimentos como cirurgias e diálise, por exemplo.
É importante consultar o nefrologista sempre que surgirem sintomas que possam sugerir problemas nos rins, como vontade frequente de urinar, dor nas costas e presença de espuma na urina.
Além disso, outros sintomas que parecem não estar relacionados com os rins, como dor nas costas, inchaço nas pernas e gosto metálico na boca, também podem indicar problemas renais, sendo, por isso, indicado passar por uma consulta com o nefrologista.
Quais doenças o nefrologista trata?
A principal doença com que o nefrologista lida é a insuficiência renal, estado no qual a função dos rins encontra-se comprometida.
A insuficiência renal pode ser aguda, quando os rins subitamente sofrem alguma lesão e deixam de funcionar adequadamente por algum tempo, ou crônica, quando o processo de perda de função se dá gradualmente, mas permanente.
Além da insuficiência renal, o tratamento de várias outras doenças clínicas do sistema urinário fazem parte das atribuições do médico nefrologista, entre as mais comuns, podemos citar:
- Glomerulonefrites.
- Complicações renais de doenças autoimunes.
- Hipertensão arterial.
- Infecção urinária.
- Cálculo renal de repetição.
- Alterações hidreletrolíticas (alterações dos sais minerais do sangue, como sódio, potássio, cálcio, fósforo, etc.).
- Alterações do metabolismo ácido-básico.
- Doença policística renal.
- Diabetes insípidos nefrogênico.
Quando procurar um nefrologista?
As doenças dos rins podem ser traiçoeiras, pois muitas vezes apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Às vezes, apenas através de exames laboratoriais de sangue ou urina conseguimos identificar uma doença renal em curso.
Por isso, é importante reconhecer os pacientes com fatores de risco para doenças renais e os primeiros sintomas de lesão nos rins para que os indivíduos doentes possam ser avaliados adequadamente por um médico nefrologista.
Em geral, sugerimos uma avaliação por um nefrologista para todas as pessoas que apresentam as seguintes características:
- Alterações na taxa de creatinina sanguínea, que é o principal marcador da função renal.
- Urina que espuma muito ou identificação de perdas de proteínas na urina através de exames laboratoriais.
- Urina avermelhada ou identificação de sangue na urina através de exames laboratoriais.
- Infecção urinária de repetição, principalmente se forem mais de 3 episódios por ano.
- Mais de um episódio de cálculo renal durante a vida. O urologista trata os cálculos, mas é o nefrologista quem impede que novas pedras surjam.
- Edemas e inchaços sem causa aparente.
- Alterações no potássio, sódio, fósforo, ácido úrico, magnésio e cálcio sanguíneos que o clínico geral não identifique facilmente a causa.
- Alteração do metabolismo ácido-básico sem causa aparente.
- Aparecimento de múltiplos cistos renais em exames como ultrassom (ecografia), tomografia computadorizada ou ressonância magnética dor rim.
- Alterações do volume de urina sem causa aparente.
Postar um comentário