Solstício de Verão: Dia mais longo de 2023 marca início oficial do calor Postado sexta-feira, 22 de dezembro de 2023 ás 10:32
Esta sexta-feira (22) é o dia mais longo de 2023 no Hemisfério Sul. O fenômeno acontece devido ao solstício de verão, que consiste no período do ano em que a luz do sol permanece por mais tempo iluminando a região, e marca o início da estação mais quente entre as quatro: o verão, que começou à 0h27min.
Risco de temporais, alerta a Met Sul
Devido ao aquecimento, da tarde para a noite, a atmosfera se instabiliza no Rio Grande do Sul sob a elevada umidade que traz abafamento. Nuvens carregadas tendem a se formar em diversas regiões na segunda metade do dia com pancadas de chuva.
Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa de curta duração com chance de acumulados muito altos de precipitação localizados em alguns municípios, condição comum em nuvens de maior desenvolvimento vertical formadas pelo calor nesta época do ano.
A MetSul Meteorologia adverte ainda que entre a tarde e a noite de hoje podem se dar alguns temporais isolados com registros de raios. Não se pode descartar a possibilidade de, em pontos isolados, ocorrer vento forte (vendaval) ou queda de granizo.
O que esperar do verão?
Conforme O Correio do Povo e a MetSul Meteorologia, a estação tem início com o Pacífico Equatorial Central sob a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. O El Niño persistirá o verão inteiro, mas com tendência de enfraquecimento. O seu pico de intensidade ocorre agora ao redor do final do ano. De acordo com a MetSul Meteorologia, o verão de 2024 vai apresentar a comum irregularidade da chuva da estação no Rio Grande do Sul.
Veja matéria detalhada sobre como será a estação mais quente do ano, CLICANDO AQUI.
Postar um comentário