Volumes excessivos a extremos atingiram várias cidades de Santa Catarina com deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes.
 

Chuva extrema, com acumulados de até 300 mm a 400 mm em alguns pontos desde o meio da semana passada, traz alagamentos, inundações e deslizamentos de terra em Santa Catarina. O episódio de chuva excessiva, que era antecipado e fora alertado, traz consequências principalmente em cidades do Sul do estado e da Grande Florianópolis.
 
Dados de estações da Epagri-Ciram mostram que a chuva acumulada em 96 horas até o meio da tarde deste domingo em Santa Catarina somou 320 mm em Praia Grande, 284 mm em Antônio Carlos, 253 mm em Águas Mornas, 196 mm em Santo Amaro da Imperatriz, 193 mm em Florianópolis (ilha), 155 mm em Camboriú, 148 mm em Jacinto Machado, 146 mm em Tubarão, 137 mm em Gravatal, 132 mm em Orleans, 129 mm em Joinville e 117 mm em Meleiro.
 
Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os acumulados em 96 horas até o meio da tarde deste domingo foram de 378 mm em Garopaba, 266 mm em São José, 260 mm em Antônio Carlos, 257 mm em Canelinha, 238 mm em Santo Amaro da Imperatriz, 235 mm em Praia Grande, 231 mm em Biguaçu, 216 mm em São João Batista, 187 mm em Palhoça, 172 mm em Angelina, 158 mm em Imbituba e Nova Trento e 150 mm em Gaspar.
 
A chuva extrema provocou problemas em diversos pontos do Sul e do Leste catarinense. Na noite de ontem, queda de barreira interditou a BR-101, na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Pedra de grande tamanho e árvores atingiram a via como efeito do deslizamento.
 
Em Garopaba, bombeiros atenderam ocorrência de pai e filha que tiveram de ser resgatados após ficarem ilhados em uma cachoeira. Eles tentavam voltar para casa quando acabaram isolados numa área afetada por inundação e forte correnteza em razão da chuva intensa. 
 
Na cidade de São João Batista (foto abaixo, da Prefeitura da cidade), por sua vez, a chuva muito intensa causou alagamentos e provocou a interdição de três pontes. Moradores da localidade da região da Grande Florianópolis foram alertados do risco de desabastecimentos de água
 
Outra localidade da Grande Florianópolis castigada pela chuva é Paulo Lopes (foto acima, da Prefeitura da cidade). Parte do município está debaixo d´água e moradores foram resgatados de casa pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil com auxílio de botes. Na área do Bom Retiro, informou a emissora NSC, alguns lugares estão sem acesso por conta da água acumulada. No bairro Águas Férreas, há locais em que não é possível transitar. Já a localidade de Santa Rita está isolada, especialmente para carros pequenos.
 
A MetSul Meteorologia havia alertado ainda na metade da semana passada para o risco de chuva excessiva a extrema com acumulados de precipitação significativamente altos no Sul e no Leste catarinense, que poderiam causar inundações e deslizamentos de terra.
 
Neste momento, a advertência é que vem mais chuva para Santa Catarina, inclusive para as áreas sob inundações. Assim, a situação pode se deteriorar em diferentes cidades e se agravar onde já existem problemas com mais alagamentos e inundações, além do risco de novos deslizamentos de terra.
 
Tanto esta segunda como a terça-feira tem risco de chuva localmente forte a intensa em diferentes pontos de Santa Catarina em razão de uma baixa pressão e uma posterior frente fria. Os volumes em alguns municípios podem ser altos. A chuva pode cair forte em regiões que ainda não tiveram volumes altos, como o Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina. Na quarta, o começo do dia ainda tem instabilidade em algumas áreas do estado, mas no decorrer do dia o tempo firma em grande parte do território catarinense.
 
 
As informações são da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias