Enxaqueca: Neurologista Dr. Norberto Weber atende em Santiago dia 24 Postado quarta-feira, 15 de maio de 2024 ás 14:00
Uma cefaleia de enxaqueca é geralmente uma dor pulsátil ou latejante que varia de moderada a grave. Ela pode afetar um ou ambos os lados da cabeça. Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores.
Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores.
Embora as enxaquecas possam começar em qualquer idade, elas geralmente começam na puberdade ou na idade adulta. Para a maioria das pessoas, as enxaquecas ocorrem periodicamente (menos de 15 dias por mês).
Após os 50 anos de idade, frequentemente as cefaleias tornam-se significativamente menos intensas ou param completamente. As enxaquecas são três vezes mais comuns entre as mulheres. Nos Estados Unidos, cerca de 18% das mulheres e 6% dos homens têm uma enxaqueca em alguma ocasião por ano.
Enxaquecas podem tornar-se crônicas. Isto é, podem ocorrer durante 15 dias ou mais por mês. Enxaquecas crônicas desenvolvem-se mais frequentemente em pessoas que usam medicamentos em excesso para tratar enxaquecas.
Enxaquecas tendem a ocorrer em famílias. Mais de metade das pessoas que sofrem de enxaquecas tem familiares também afetados.
Outros acionadores são os seguintes:
• Falta de sono, incluindo insônia
• Mudanças no clima, em particular a pressão barométrica
• Vinho tinto
• Certos alimentos
• Fome (como quando as refeições não são feitas)
• Estimulação excessiva dos sentidos (por exemplo, por luzes intermitentes ou odores fortes)
• Estresse
Diversos alimentos foram associados a enxaquecas, mas não está claro se eles são os desencadeantes das enxaquecas. Esses alimentos incluem
• Alimentos que contêm tiramina, como queijos maturados, derivados de soja, favas, embutidos, peixe defumado ou desidratado e alguns tipos de frutas secas.
• Alimentos contendo nitratos, como frios e cachorros-quentes
• Alimentos contendo GMS (glutamato monossódico), um realçador de sabor encontrado em alimentos “fast food”, caldos, temperos e especiarias
• Cafeína (inclusive a que está contida em chocolates)
Sintomas de enxaqueca
Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante. Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor. Esta maior sensibilidade faz com que muitas pessoas recuem para uma sala escura e silenciosa, deitem-se e durmam, se possível. Tipicamente, as enxaquecas diminuem durante o sono.
A cefaleia é frequentemente acompanhada de náuseas, por vezes com vômitos e sensibilidade à luz, sons e/ou odores. As pessoas têm dificuldade de concentração durante uma crise.
As crises variam em frequência e gravidade. Muitas pessoas apresentam diversos tipos de cefaleias, incluindo crises leves sem náusea ou sensibilidade à luz. Essas crises podem lembrar uma cefaleia tensional mas são uma forma leve de enxaqueca.
As crises de enxaqueca podem durar de horas a alguns dias (normalmente, de quatro horas a alguns dias). Crises graves podem ser incapacitantes e interromper a vida familiar e profissional.
Um pródromo geralmente ocorre antes de uma enxaqueca. O pródromo consiste em sensações que avisam que uma crise está prestes a começar. Essas sensações podem incluir mudanças de humor, dor no pescoço, ânsia de comer, perda de apetite e náuseas.
Uma aura precede as enxaquecas em cerca de 25% das pessoas. A aura consiste em perturbações transitórias e reversíveis da visão, do equilíbrio, coordenação dos músculos ou da linguagem. Com frequência, as pessoas veem luzes denteadas, trêmulas ou pulsáteis ou apresentam um ponto cego central com limites trêmulos. A sensação de formigamento, a perda de equilíbrio, a fraqueza de um braço ou de uma perna e a dificuldade de falar são sintomas menos frequentes.
A aura dura de minutos até uma hora antes e pode continuar após o começo da cefaleia. Algumas pessoas experimentam uma aura, mas têm apenas uma cefaleia leve ou nenhuma cefaleia.
As enxaquecas geralmente tornam-se menos graves conforme a pessoa envelhece. No entanto, as auras que afetam a visão sem uma cefaleia (às vezes chamadas enxaqueca ocular) ocorrem mais frequentemente em pessoas idosas.
Dr. Norberto Weber Werle
Médico Neurologista (CRM: 41.075 - RQE: 39.827)
- Eletroencefalografia (EEG);
- EEG quantitativo;
- Eletroneuromiografia (ENMG);
- Bloqueio Neuromuscular para Enxaqueca;
- Aplicação de Toxina Botulínica para fins terapêuticos.
Agendamentos de consultas, exames ou procedimentos para o dia 24 de maio na Clínica Life, em Santiago. Fone (55) 3251-2166 ou WhatsApp (55) 9.9948-0898. Pinheiro Machado 2519, Centro, diagonal a padaria Única. Descontos disponíveis para Ipê, Fusex, Pronto Saúde, Cauzzo, Sindicato, Unimed e Secretarias de Saúde. Atendimento de crianças, adultos e idosos.
Acompanhe as nossas redes sociais:
Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n°10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.
Postar um comentário