Nariz, ouvidos e garganta: Otorrino Drª. Aloma Jacobi atende dia 6 em Santiago Postado domingo, 26 de maio de 2024 ás 17:32
A Médica Otorrinolaringologista Drª. Aloma Jacobi (CRM: 43.646) atende dia 06 de Junho em Santiago na Clínica Life.
Graduada em medicina UFSM (Santa Maria), atualmente atua no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), sendo especialista no tratamento e diagnóstico de doenças que acometem o nariz, ouvidos e garganta.
O otorrinolaringologista é o médico especialista em doenças do ouvido, nariz, laringe, faringe, garganta ou cordas vocais, como otite, amigdalite, rinite, apneia do sono ou rouquidão, por exemplo.
É importante consultar o otorrinolaringologista sempre que surgirem sintomas como dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, dor de ouvido ou diminuição da audição, tontura ou sangramento no nariz ou ouvido, para que para que seja feito o diagnóstico e o tratamento mais adequado.
Doenças mais comuns tratadas na otorrinolaringologia:
Otite média: inflamação na região do ouvido médio, geralmente originada por infecções, sejam bacterianas ou virais. Os sintomas abrangem dor, acúmulo de líquido no ouvido e, por vezes, perda auditiva temporária.
Sinusite: trata-se da inflamação nas cavidades do crânio ligadas ao nariz, denominadas seios paranasais. Pode se manifestar com sintomas como dor de cabeça, obstrução nasal, secreções nasais e pressão na face.
Amigdalite: inflamação das amígdalas, que são órgãos linfoides localizados na parte de trás da garganta. Pode causar dor nessa região, dificuldade para engolir, febre e inchaço das amígdalas.
Apneia do sono: distúrbio onde o indivíduo tem pausas na respiração durante o sono devido ao estreitamento das vias respiratórias. Isso pode resultar em roncos, sonolência pela manhã e outros problemas de saúde a longo prazo, se não tratados.
Vertigem: sensação de tontura ou desequilíbrio, muitas vezes causada por distúrbios do labirinto no ouvido interno.
Um otorrinolaringologista deve ser consultado quando você perceber sintomas associados ao ouvido, nariz ou garganta, tais como:
- Dificuldade auditiva;
- Dor de ouvido;
- Problemas de desequilíbrio;
- Ronco excessivo;
- Dificuldade de respirar pelo nariz;
- Dores frequentes na garganta.
Postar um comentário