Há, ainda, um alerta amarelo para risco de chuvas intensas até as 21h deste domingo. Um dos alertas laranjas vale até as 23h59min e o outro até as 10h desta segunda-feira, 24.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas para o risco de tempestade em parte do Rio Grande do Sul, a partir do meio-dia deste domingo (23). Esses avisos abrangem principalmente municípios da metade Norte, sendo que um deles permanece válido até a manhã de segunda-feira (24). A Defesa Civil de Porto Alegre também publicou um alerta sobre a chuva para o mesmo período.

De acordo com os avisos do Inmet, há possibilidade de chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, com rajadas de vento intensas (até 100 km/h) e queda de granizo, em cidades da Região Metropolitana, da Serra, do Nordeste, do Noroeste e do Centro. Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Borja, Ijuí, Erechim e Passo Fundo são alguns dos municípios dentro da área de alerta. A região de Santiago também pode ser atingida.

Ambos os avisos indicam perigo de tempestade, sendo um válido até as 23h59min deste domingo e, outro, até as 10h de segunda-feira.

A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu um alerta preventivo para o risco de tempestade no município. Conforme o aviso meteorológico, o evento ocorrido durante a madrugada deste domingo pode se prolongar até o final da manhã de segunda-feira.

O órgão municipal informa a possibilidade de até 55 milímetros de chuva por dia, com rajadas de vento intensas (entre 40 km/h e 70 km/h), descargas elétricas e eventual queda de granizo. O alerta também sinaliza que as condições estarão favoráveis para ocorrências de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o Inmet, a instabilidade deste domingo é causada pela passagem de perturbações atmosféricas e a organização e deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul. Isso deve reforçar a quantidade de chuva e gerar uma queda acentuada na temperatura entre o final do dia e a segunda-feira.

O Inmet aponta que os acumulados mais expressivos, acima dos 50 milímetros, devem atingir a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina a partir do fim do domingo, podendo causar alguns transtornos.

A Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, abrigando-se em locais seguros. É indicado ainda se manter afastado de postes, árvores e placas de sinalização, além de não entrar em alagamentos e observar alterações nas encostas. Em caso de emergências, é recomendado ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Alerta amarelo (chuvas intensas)


Já o alerta amarelo do INMET, que também entrou em vigor ao meio-dia, vale até as 21h deste domingo. Ele é considerado como perigo potencial, podendo não se confirmar, e abrange a região da Fronteira Oeste, Missões, Centro, parte da Campanha, da região Metropolitana de Porto Alegre e a região da Lagoa dos Patos. Santiago está na área de risco.

Com informações de Zero Hora e INMET. Imagens do INMET.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias