Padrão de semanas de temperatura muito acima da média será quebrado nesta semana com duas incursões de ar frio


Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana e a segunda será de maior intensidade, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda incursão de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou em 2024.

PRIMEIRA MASSA DE AR FRIO IMPACTA MAIS O SUL GAÚCHO

Na retaguarda da frente fria que atuou nas últimas horas no Estado, avança ar mais frio que começa a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul já neste domingo e se intensifica ao longo da segunda-feira com vento Sul e temperatura muito mais baixa. Os efeitos desta primeira incursão fria da semana serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho com frio já nesta segunda as menores marcas no amanhecer da terça-feira. Já na Metade Norte gaúcha, embora esfrie, a temperatura não será tão baixa como no Sul e as mínimas menores serão sentidas nas madrugadas de terça e quarta, mas sem previsão de frio muito intenso, como se observa nos mapas a seguir com as projeções de temperatura para 6h da manhã para esta segunda, terça e quarta-feira do modelo do centro meteorológico canadense.

Com isso, as condições se tornarão propícias à formação de geada em pontos da Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai na primeira metade da semana pelas marcas que podem descer a 1ºC a 3ºC, especialmente na madrugada da terça.

CHUVA NA SEGUNDA METADE DA SEMANA PRECEDE AR MAIS GELADO

Como a massa de ar frio deste começo de semana não é de grande intensidade, ela não vai firmar o tempo por vários dias. Tanto que na metade da semana a tendência é e de a chuva retornar ao Rio Grande do Sul e com intensidade forte em algumas cidades, Um centro de baixa pressão vai avançar para o Rio Grande do Sul na quarta e trazer chuva e trovoadas, não se descartando temporais isolados, na maioria das localidades gaúchas. A baixa pressão, então, vai avançar para o oceano se converter em um ciclone distante da costa, sem oferecer risco maior para o continente. O ciclone impulsiona ar mais frio e seco e que trará temperatura baixa e frio mais intenso no Oeste e no Sul durante a madrugada da quinta.

Ocorre que na sexta-feira, uma segunda incursão de ar frio e de origem polar, e de forte intensidade, tende a avançar da Argentina e o Uruguai para o Sul do Brasil e será acompanhada por uma frente fria que vai trazer chuva na sexta em diversas regiões gaúchas, notadamente na Metade Norte. Esta massa de ar gelado vai cobrir o estado no próximo fim de semana e atingir outras áreas do Centro-Sul do Brasil.

Como consequência, a temperatura cai acentuadamente no próximo fim de semana no Sul do Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina que sofrerão os efeitos maiores desta segunda incursão de ar frio. Dados indicam temperatura muito baixa nas madrugadas do próximo fim de semana, em especial a do domingo que vem, sob ar mais seco e tempo mais aberto com ar seco e gelado de origem polar. Serão as menores mínimas do ano até agora em muitos locais.

O frio persistiria na segunda-feira, primeiro dia de julho, com mínimas muito baixas e de forma mais generalizada no Sul do Brasil, inclusive com marcas abaixo de zero em um grande número de localidades. Com efeito, as madrugadas do domingo (30) e da segunda-feira (1º/7) podem ter geada em um elevado número de municípios e que seria forte em diversos pontos, deixando as paisagens cobertas de gelo em horas do amanhecer e do começo da manhã.

Veja a previsão para uma semana em Santiago, conforme a MetSul Meteorologia:



A matéria completa, com mais mapas climáticos e detalhes do frio dos próximos dias, está no site da MetSul Meteorologia.

Siga o Blog no Facebook!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias