Neurologista Dr. Norberto Weber atende dias 09 e 10 em Santiago Postado quinta-feira, 8 de agosto de 2024 ás 12:11
Por isso, perturbações no sistema nervoso podem resultar em problemas para o equilíbrio, movimentos, comunicação e compreensão da linguagem etc.
AVC
O acidente vascular cerebral, acidente vascular encefálico (AVE) ou derrame é uma doença grave, provocada pela interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro, levando à morte de células. O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. A forma isquêmica é a mais comum, sendo causada por um coágulo ou placa de gordura que atrapalha a circulação plena do sangue. Já o AVC hemorrágico é desencadeado pelo rompimento de uma veia ou artéria, o que leva ao vazamento do sangue e interrupção permanente em seu fluxo. Fraqueza, descoordenação motora e dormência no rosto, perna ou braço estão entre os sintomas do derrame, que deve ser tratado imediatamente para evitar a morte ou sequelas no paciente.
Alzheimer
Doença degenerativa que compromete a comunicação entre os neurônios, resultando em perda progressiva das funções cerebrais. A doença de Alzheimer é a principal causa de demência, sendo mais comum entre pessoas com 65 anos ou mais. Perda de memória e falta de concentração estão entre os primeiros sintomas da patologia, seguidas por dificuldades para manter a rotina, raciocinar e mudanças na personalidade. Embora o Alzheimer não tenha cura, terapias adequadas retardam o avanço da doença, contribuindo para a manutenção da qualidade de vida do paciente.
Epilepsia
Enfermidade desencadeada por lesões no cérebro que levam a descargas elétricas anormais, provocando crises temporárias em que o indivíduo não tem controle sobre os movimentos. A crise pode ser convulsiva – na qual o paciente se debate, pode cair no chão, morder a língua e apresentar respiração ofegante –, de ausência ou parcial complexa. Na crise de ausência, o doente passa momentos em que perde o contato com o meio exterior, fixando o olhar e se desligando. Já na crise parcial complexa, a pessoa parece alerta, mas executa movimentos de modo automático. Pode, por exemplo, andar sem rumo, mastigar ou falar coisas incompreensíveis. A epilepsia requer tratamento com medicações específicas, receitadas pelo neurologista.
Enxaqueca
Enxaqueca é uma doença crônica que se manifesta através de dores de cabeça frequentes e latejantes, que podem ser percebidas só de um lado ou em ambos os lados da cabeça. Náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e a cheiros podem acompanhar as dores durante as crises que incapacitam o paciente por períodos entre 4 horas ou até alguns dias. Estresse e fatores genéticos são causas prevalentes da enxaqueca, por isso, é preciso promover mudanças no estilo de vida para prevenir essas crises. O neurologista também pode prescrever remédios como analgésicos para aliviar os sintomas. No entanto, é necessário cuidado para não se automedicar ou exagerar no consumo desses medicamentos, porque eles podem ter o efeito contrário e provocar a doença.
O Médico Neurologista Dr. Norberto Weber Werle (CRM: 41.075 - RQE: 39.827), graduado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Possuí residência médica em Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), além de inúmeros cursos de atualização e participação em congressos de nível nacional.
Chega em Santiago com uma grande bagagem profissional e inteirado das mais modernas intervenções terapêuticas da neurologia.
Postar um comentário