Usina de etanol de trigo será inaugurada em dezembro em Santiago Postado sexta-feira, 1 de novembro de 2024 ás 22:16

Projeto, que deve superar aporte de R$ 100 milhões, atende demanda gaúcha por biocombustíveis


A primeira usina gaúcha a sair do papel e produzir etanol a partir do trigo toma forma em Santiago, na Região Vale do Jaguari. Em fase adiantada de obras - que precisaram ser prorrogadas em virtude das cheias de maio -, o empreendimento da CB Bioenergia, liderada por um grupo de produtores rurais da região, deve iniciar sua produção em dezembro, cinco meses depois do prazo inicialmente previsto. O investimento que deve ultrapassar os R$ 100 milhões entre 2023 e 2024.

O projeto, que atende à meta de ampliar a produção de biocombustíveis e redução de emissões no Rio Grande do Sul, concretiza-se justamente no município que lidera o ranking incômodo de maior emissor de gases do efeito estufa entre as regiões retratadas neste Mapa.

Conforme o relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima, em 2022, Santiago lançou 1,2 milhão de toneladas de gases. No ano anterior, o município teve o PIB ampliado em quase 40%, e é uma espécie de porta de entrada para um cinturão da soja que se formou entre o Vale do Jaguari, o Centro e o Jacuí-Centro. Não à toa, mesmo sendo a região com a segunda menor participação percentual no PIB do Rio Grande do Sul, o Vale do Jaguari experimentou a terceira maior alta regional no PIB entre regiões do Estado entre 2020 e 2021.

Em Santiago, a economia local tem o agro como a sua principal força, e 80% da área cultivada é plantada com soja. "A instalação da usina será estratégica não só para Santiago, mas para toda a região. Hoje, há uma ociosidade de terra no inverno, e isso, sabemos, resulta em solos menos protegidos e maior emissão de gases. Será um novo ciclo, uma nova safra, com a vantagem de agregar valor com a industrialização da nossa matéria-prima", diz o prefeito de Santiago, Tiago Lacerda.

A usina terá capacidade de produção do álcool hidratado, com combustível para veículos e aviões agrícolas, no entanto, a prioridade do projeto, diferentemente de outros projetos semelhantes no Estado, em sua maioria no Norte, estará voltada ao fornecimento de álcool neutro para a indústria de bebidas e de cosméticos. Por meio de nota, os empreendedores explicam que a CB Bioenergia terá capacidade para produzir 12 milhões de litros de álcool por ano. Inicialmente, com a projeção de moagem de 100 toneladas de matéria-prima por dia, com a geração de 70 empregos diretos. E essa base para o álcool não se limitará ao trigo.

A tecnologia aplicada no projeto de Santiago permitirá gerar álcool também a partir de arroz, sorgo, triticale, cevada e milho. A origem será, em primeiro lugar, as próprias lavouras dos empreendedores. São 40 mil hectares de trigo, além de outros 50 mil hectares de soja, entre o Vale do Jaguari e a Fronteira Oeste. Além disso, o grupo aponta que a compra de produtores de Santiago e de municípios da região - a partir de cooperativas - será prioritária.

Ao que tudo indica, o primeiro ciclo de produção da nova usina será de safra cheia de trigo. "Projetos como este, na nossa região, são muito bem-vindos e serão uma excelente alternativa para a valorização aos nossos produtores. Já chegamos a produzir 24 mil toneladas de trigo, mas, com a queda nos preços, a safra reduziu pela metade. Incentivamos o cultivo, até mesmo como cultura de cobertura do solo no inverno, com o fornecimento de todo o insumo aos associados. Mas, com a concretização desta usina, teríamos toda condição na região de fornecer não somente o trigo, mas principalmente triticale", diz o presidente da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), José Paulo Salerno. O trigo produzido pelos associados tem parte destinada aos moinhos, mas um grande percentual é exportado para produção de rações. É o que também acontece com a produção da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal).

A cidade dos 'pilas' sustentáveis

De acordo com o prefeito de Santiago, Tiago Lacerda, a intenção é que a nova usina reforce uma vocação da cidade para ser um polo comercial do agro, com máquinas, corretoras e suporte ao produtor. No radar imediato, Lacerda antecipa que há investimentos imobiliários para implementar indústrias e serviços como a qualificação na educação. "Criamos há quatro anos um projeto único para garantirmos a economia circular para os resíduos gerados aqui, que é o pila verde. Os moradores são incentivados a entregar o lixo orgânico, que vai para uma grande composteira e vira fertilizante com um processo de aceleração biológica desenvolvido no município. E, no ano passado, iniciamos também o pila azul, para a entrega de recicláveis."

Cada cinco quilos de resíduo orgânico entregue à compostagem resulta em um pila verde, que pode ser trocado por produtos na feira dos produtores locais, na praça da cidade. E os produtores podem trocar os seus pilas pelo fertilizante desenvolvido no município. O projeto já foi visitado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e, neste ano, fez parte do levantamento Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro, feito pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Até o começo deste ano, o "pila verde" já resultou em 600 toneladas de material recolhido e transformado.

Fonte: Jornal do Comércio.
Foto: CB Bioenergia/Divulgação.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Renegocie suas dívidas com a Prefeitura de Santiago!

Ponto Lanches, do Giovane!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

Florybal Santiago

Florybal Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Dr. Benoní Rodrigues - Médico Cirurgião!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

Especialista em Direito de Família!

Damian Center Lar

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias