Associações de imprensa repudiam falas de Renato Portaluppi contra jornalistas Postado sexta-feira, 29 de novembro de 2024 ás 00:06
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), junto a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb), divulgou nota de repúdio contra o tom da entrevista de Renato Portaluppi, na quarta (27), após o empate com o Cruzeiro. Em um trecho, cita que o treinador "age no limite da delinquência e compromete a integridade do clube".
Nesta quinta (28), o técnico do Grêmio tentou esclarecer, em comunicado, o que falou na coletiva: "Sou contra qualquer tipo de violência, mas é preciso trabalhar com respeito". Após o jogo, Renato, ao criticar a postura de parte da imprensa, disse referindo-se a jornalistas: "Vocês também têm família, filhos no colégio, andam por aí. E o torcedor conhece alguns de vocês. Vocês querem que a gente passe por dificuldades? Alguns de vocês vão começar a passar também."
Veja a nota das associações na íntegra
"A Associação Riograndense de Imprensa, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos e a Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil manifestam veemente repúdio às acusações genéricas e às ameaças irresponsáveis proferidas de forma reiterada pelo treinador Renato Portaluppi, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, contra profissionais de imprensa do Rio Grande do Sul.
Embora tenha todo o direito de questionar críticas e de contestar informações que julga equivocadas, o referido profissional age no limite da delinquência e compromete a integridade do clube que defende ao incitar a torcida a constranger jornalistas e seus familiares, como fez na entrevista coletiva que concedeu depois do jogo da última quarta-feira em Belo Horizonte.
Ao divulgar publicamente esta posição conjunta, a ARI, a ACEG e a ACEB conclamam as autoridades no sentido de prevenir consequências graves para manifestações de tamanha irresponsabilidade".
As falas de Renato que geraram indignação na imprensa e em torcedores gremistas
O técnico Renato Portaluppi ameaçou não conceder mais entrevistas. O posicionamento veio após o empate do Grêmio em 1 a 1 com o Cruzeiro, nesta quarta-feira (27).
Nesta semana também circulou a notícia de que o centroavante Braithwaite teria ido até a sala do presidente Alberto Guerra para reclamar dos treinamentos feitos por Renato. A informação foi negada pelo jogador e pelo dirigente. O fato também motivou Renato a subir o tom contra a imprensa, outra vez.
— Se continuarem mentindo, eu vou dar os nomes aos bois. Eu vou atacar. Vou chamar de mentiroso. Vou chamar de covardes, que estão se aproveitando da situação do Grêmio. Vocês também têm família, vocês também têm filhos no colégio, vocês também andam por aí. E o torcedor conhece alguns de vocês. Vocês querem que a gente passe por dificuldades, alguns de vocês vão começar a passar também? Eu não tenho medo de ninguém da imprensa — acrescentou.
De acordo com Renato, se ele decidir não conceder mais entrevistas, um auxiliar técnico tomará seu lugar nas coletivas.
Com informações de Zero hora. Foto de Rodrigo Oliveira / Agência RBS.
Postar um comentário