RS deve ter ciclone na costa, com risco de vendavais no Sul e no Leste Postado sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 ás 21:24
Chuva intensa pode ocorrer em alguns pontos ao longo do fim de semana
Centro de baixa pressão que instabilizou o tempo nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, com chuva e temporais, dá origem a um ciclone na costa gaúcha neste sábado, 14. O ciclone mantém o tempo instável com muitas nuvens sobre o estado e chuva na maioria dos municípios, especialmente na primeira metade do dia.
Há risco de chuva forte a intensa em alguns pontos, sobretudo do Sul e do Leste do estado. No decorrer do dia, em diversas áreas, podem ocorrer momentos de melhoria com aberturas. O vento ganha força no Sul e parte do Leste gaúcho com rajadas fortes.
A MetSul Meteorologia reforça o seu alerta sobre o risco de chuva forte e vento com rajadas fortes a intensas neste fim de semana no Sul e no Leste, como consequência de um ciclone extratropical que vai se formar junto ao litoral, muito rente à costa, onde deve se intensificar. O ciclone, de acordo com os indicativos dos modelos, tende a ser subtropical.
Ciclones extratropicais são comuns no Atlântico Sul enquanto subtropicais e tropicais são atípicos, tanto que recebem nomes. Grosso modo, os comuns extratropicais têm centro frio ao passo que o ciclone subtropical tem parte do seu centro quente. Se a Marinha nomear o sistema, o que nem sempre faz, o ciclone será batizado de Biguá.
Veja as temperaturas previstas:
Com informações do Correio do Povo.
Postar um comentário