Santiago avança 41 posições no índice de educação no RS Postado domingo, 29 de dezembro de 2024 ás 13:28
Os resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) foram apresentados pelo governo estadual, em coletiva de imprensa realizada no dia 19/11, no Palácio Piratini.
Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes.
Esse índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
Santiago avançou 41 posições no ranking estadual, confirmando crescimento ascendente.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Joceli dos Santos Figueiredo, destaca a importância desse crescimento, elevando a proficiência dos estudantes para 64,11 e o avanço de 41 posições no ranking estadual.
A Secretária atribui o resultado ao esforço colaborativo de todos os envolvidos nos processos educacionais, além disso, ela enfatiza que há um investimento na sensibilização e no incentivo para o uso das avaliações como instrumento pedagógico, para que o professor possa avaliar o nível de desenvolvimento das habilidades das crianças/estudantes e identificar quais precisam ser mais trabalhadas.
Maria Joceli relata ainda que durante novembro e dezembro, aconteceu a aplicação das provas do SAERS 2024, e já foi possível observar um aumento na participação, resultado da atuação das Equipes Gestoras junto às famílias e estudantes, destacando a expectativa pela divulgação de resultados ainda melhores no próximo ano. A mesma, associa ainda, que esse considerável avanço se dá pelo fato de que a Educação sempre esteve nas ações prioritárias da Administração Municipal, com vistas a uma Educação Pública de qualidade.
Postar um comentário