URI Santiago sedia apresentação do programa Operação Terra Forte Postado terça-feira, 29 de julho de 2025 ás 04:17
Na última quarta-feira, 23 de julho, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Santiago sediou a apresentação do programa estadual Operação Terra Forte, iniciativa que visa promover a recuperação socioprodutiva e ambiental, além de incrementar a resiliência climática das propriedades da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Auditório da Universidade e reuniu representantes da Emater/RS-Ascar, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, entidades parceiras e dezenas de agricultores locais.
A atividade foi conduzida pelo chefe do Escritório da Emater de Santiago e Inspetor Chefe do CREA, Marcelo Gomes Steiner, que detalhou as diretrizes, critérios de seleção e os benefícios do programa. Em Santiago, 58 famílias serão contempladas, com recursos de até R$ 30 mil por unidade produtiva, distribuídas em três lotes geográficos. O apoio é não reembolsável e será disponibilizado por meio do Cartão Cidadão Banrisul, após a aprovação do Plano Individualizado de Ações Integradas (PIAI) de cada beneficiário.
Entre os critérios para a seleção estão: a necessidade de recuperação do solo, protagonismo de jovens e mulheres na atividade produtiva, residência da família no imóvel e disposição para adoção de práticas conservacionistas. Também será considerado o potencial de difusão tecnológica e a distribuição territorial no município.
O programa, lançado recentemente pelo Governo do Estado, é considerado a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta no Rio Grande do Sul, com investimento total de R$ 903 milhões, beneficiando 15 mil famílias e alcançando até 100 mil unidades produtivas.
Durante a apresentação, foi enfatizado o papel estratégico da assistência técnica, que acompanhará os beneficiários por 24 meses, orientando e monitorando a implementação dos planos de ação. Além disso, a Prefeitura de Santiago será contemplada com um trator agrícola de até 150 cv, destinado à composição de patrulhas agrícolas mecanizadas, fundamentais para a execução das ações nas propriedades atendidas.
A URI Santiago destaca com orgulho a parceria com a Emater e demais entidades envolvidas, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e com o fortalecimento da agricultura familiar em nosso município e região.
Postar um comentário