Exclusivo: PATRAM localiza 9.500 ovos de tartaruga em canteiros artificiais no RS Postado domingo, 18 de janeiro de 2026 ás 17:41
A Operação da 3ª Companhia Independente de Polícia Ambiental contou com apoio de policiais militares da Polícia Ambiental de Santiago, os quais estão atuando na 56ª Operaçao Golfinho.
A Brigada Militar por meio da 3ª Companhia Independente de Polícia Ambiental, deflagrou a "Operação Quelônios", com o objetivo de intensificar o combate aos crimes ambientais contra a fauna silvestre, especialmente à coleta, armazenamento e comercialização ilegal de tartarugas da espécie Tigre-d'Água, na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.
As ações ocorreram de forma integrada com a Polícia Civil, contando com o apoio do Comando de Aviação da Brigada Militar, do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (NURFS/UFPel) e do Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), abrangendo os municípios de Arroio Grande, Rio Grande e Pelotas, nos dias 09 e 16 de janeiro de 2026.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram localizados e apreendidos aproximadamente 9.500 ovos de tartaruga, encontrados em canteiros artificiais, embalagens diversas e enterrados em propriedades urbanas e rurais. Constatou-se que parte dos ovos já havia eclodido, sendo encontrados filhotes vivos, o que evidencia a prática reiterada e organizada de crimes contra a fauna silvestre.
No decorrer das diligências, também foram apreendidos pescado beneficiado armazenado de forma inadequada, considerado impróprio para o consumo humano, além de armas de fogo, munições, apetrechos para recarga, armadilhas e redes de pesca ilegais, caracterizando infrações penais, ambientais e risco à saúde pública.
A operação resultou na prisão em flagrante de dois indivíduos, os quais foram conduzidos ao Plantão Policial de Rio Grande, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
A Operação Quelônios reforça o compromisso da Brigada Militar, da Polícia Civil e das instituições parceiras com a proteção da fauna silvestre, a preservação do meio ambiente, o combate qualificado aos crimes ambientais e a conscientização da sociedade quanto ao cumprimento da legislação ambiental vigente.
Vídeo da operação:
Comando Ambiental: "O Braço Verde da Comunidade."
Brigada Militar - Patrimônio do Povo Gaúcho
Em casa de Emergência, ligue 190!
Comunicação Social da 3ª Companhia Independente de Polícia Ambiental - BM.


.jpeg)
Postar um comentário