A partir de ação ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça manteve, em decisão definitiva, a destituição do poder familiar de um homem condenado por estupro que resultou na concepção de uma criança. O crime foi cometido contra uma adolescente, enteada do autor à época dos fatos. O caso foi conduzido pela Promotoria de Justiça Especializada em Infância e Juventude de Ijuí, e a decisão de primeiro grau foi integralmente confirmada pelo Tribunal de Justiça do RS (TJRS).

A decisão reforça a aplicação do princípio do melhor interesse da criança e a proteção integral das vítimas de violência sexual, fundamentos sustentados pelo MPRS na atuação conduzida pela promotora de Justiça Marlise Cordenonsi Bortoluzzi. A demanda teve origem depois que o autor do crime, já em progressão de regime prisional, ingressou em juízo com pedido de convivência com a criança. Diante do contexto de violência sexual que deu causa à gestação, a promotora ajuizou ação de destituição do poder familiar, argumentando que qualquer forma de contato violaria direitos fundamentais da filha, como a segurança, o desenvolvimento da personalidade e a saúde física e psicológica.

O MPRS também considerou a condição da mãe, vítima direta do estupro. Conforme o entendimento apresentado, eventual reaproximação com o agressor não é moral nem juridicamente recomendável, pois a convivência entre pai e filha implicaria nova exposição, ainda que indireta, da mãe ao autor da violência, configurando revitimização e possível agravamento dos danos psicológicos sofridos. O entendimento consolidado — cujo processo transitou em julgado em fevereiro deste ano — reafirma que, em casos de violência sexual, devem prevalecer a proteção integral da criança e do adolescente e os direitos das vítimas, acima de qualquer pretensão baseada exclusivamente no vínculo biológico.

Segundo a promotora de Justiça Marlise Cordenonsi Bortoluzzi, “a mãe é reconhecida como vítima direta da violência sexual, enquanto a criança, concebida em decorrência do estupro, é vítima indireta e igualmente destinatária da tutela integral do Estado. A atuação do Ministério Público busca prevenir novas formas de vitimização e revitimização, inclusive no âmbito institucional e processual”. A decisão também se firma como importante precedente na efetivação desses direitos, em consonância com a Resolução 243/2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Com informações do TJRS.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Amigo Internet, a melhor conexão!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Faça suas compras com ajuda do 287 Driver!

Auto Car Retifica!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

Florybal Santiago

Florybal Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

Especialista em Direito de Família!

Damian Center Lar

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias