Sem temporais no RS; mas risco se mantém para Santa Catarina e Paraná Postado domingo, 11 de janeiro de 2026 ás 16:42
Não são esperados temporais neste domingo (11/01) no Rio Grande do Sul. Não se descarta pancadas fortes de chuva, intercaladas com momentos de melhoria no setor Nordeste do Estado, nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte).
Já em Santa Catarina e Paraná, em toda a faixa Leste, há risco para chuva forte convectiva e novos temporais em pontos isolados neste domingo .
Siga a BaroClima Meteorologia para atualizações diárias e confiáveis.
Compartihe:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que o trânsito na Ponte sobre o Arroio do Salso, localizada na BR-290/RS, no km 397,3, em Santa Margarida do Sul, foi liberado em sistema de Pare e Siga.
A liberação de tráfego ocorre após a conclusão de serviços de implantação de aparelhos de apoio na estrutura.
Com foto e informações do DNIT.
Compartihe:
Por volta das 8h deste domingo (11), o Corpo de Bombeiros atendeu a um capotamento na ERS-640, na região do Areal, segundo distrito de Rosário do Sul.
O acidente deixou três homens feridos. As vítimas, que se queixavam de dores e apresentavam escoriações, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. As idades não foram divulgadas.
O veículo, um Fiat Uno, saiu da pista e caiu em uma vala às margens da rodovia que liga Rosário a Cacequi. O carro ficou totalmente destruído.
A Brigada Militar também atendeu a ocorrência no local.
Com informações do Jornal Gazeta de Rosário.
Compartihe:
Nota de Falecimento Postado ás 14:18
A equipe da Funerária Andres lamenta e se sensibiliza com o falecimento de Maria de Lourdes Brum Silveira, aos 71 anos.
A cerimônia de despedida está acontecendo no Memorial Andres, sala 3. A cremação será as 18h.
- Acesse o link abaixo, envie sua mensagem aos familiares e acompanhe as informações da cerimônia de despedida:
Compartihe:
O médico otorrinolaringologista Dr. Eduardo Porto (CRM 46.624 - RQE 45840) atende em Santiago.
Graduado em medicina pela Universidade do Planalto Catarinense com residência médica em otorrinolaringologia na UFSM.
Atendimentos em Santiago no dia 05 de fevereiro.
É importante consultar o otorrinolaringologista sempre que surgirem sintomas como dor de garganta, nariz entupido ou escorrendo, dor de ouvido ou diminuição da audição, tontura ou sangramento no nariz ou ouvido, para que para que seja feito o diagnóstico e o tratamento mais adequado.
Doenças mais comuns tratadas na otorrinolaringologia:
Otite média: inflamação na região do ouvido médio, geralmente originada por infecções, sejam bacterianas ou virais. Os sintomas abrangem dor, acúmulo de líquido no ouvido e, por vezes, perda auditiva temporária.
Sinusite: trata-se da inflamação nas cavidades do crânio ligadas ao nariz, denominadas seios paranasais. Pode se manifestar com sintomas como dor de cabeça, obstrução nasal, secreções nasais e pressão na face.
Amigdalite: inflamação das amígdalas, que são órgãos linfoides localizados na parte de trás da garganta. Pode causar dor nessa região, dificuldade para engolir, febre e inchaço das amígdalas.
Apneia do sono: distúrbio onde o indivíduo tem pausas na respiração durante o sono devido ao estreitamento das vias respiratórias. Isso pode resultar em roncos, sonolência pela manhã e outros problemas de saúde a longo prazo, se não tratados.
Vertigem: sensação de tontura ou desequilíbrio, muitas vezes causada por distúrbios do labirinto no ouvido interno.
Um otorrinolaringologista deve ser consultado quando você perceber sintomas associados ao ouvido, nariz ou garganta, tais como:
- Dificuldade auditiva;
- Dor de ouvido;
- Problemas de desequilíbrio;
- Ronco excessivo;
- Dificuldade de respirar pelo nariz;
- Dores frequentes na garganta.
Novo endereço:
Clínica Life
Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes
Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar!
Agendamentos na Clínica Life em Santiago pelo WhatsApp (55) 9.9948-0898. Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes, no Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.
Acompanhe as nossas redes sociais:
Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n°10.186. Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.
Compartihe:
Conceituado no RS: Reumatologista Dr. Manuel Rocha Crossetti atende em Santiago dia 20 Postado ás 13:36
Atenderá em Santiago, no dia 20 de Janeiro o renomado Médico Reumatologista Dr. Manuel Rocha Crossetti (CRM 36807). Ele é reconhecido regionalmente por ser um dos melhores especialistas de toda a região Oeste Gaúcha.
Com um currículo repleto de inúmeras especializações, participa de congressos internacionais de reumatologia na Europa e nos Estados Unidos.
É o responsável pelo Centro de Reumatologia de Santa Maria. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Possui mestrado em Medicina Interna, com área de concentração em Clínica Médica (Reumatologia).
O médico reumatologista é o profissional da área da saúde especializado em tratar as doenças que afetam os ossos e as articulações. É ele, por exemplo, que minimiza sintomas como a presença de inflamação, dores nas articulações e rigidez na musculatura, principalmente nos pés e nas mãos, e permite que as pessoas vivam com qualidade.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Apesar de muitas pessoas as vincularem ao envelhecimento, elas podem afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças.
Dentre essas doenças, as consideradas mais comuns são:
Osteoartrose: também conhecida como osteoartrite, caracteriza-se por destruição progressiva da cartilagem articular e por anormalidades nos ossos adjacentes às mesmas, levando à dor e perda da função. Segundo dados da Previdência Social, essa doença é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho e apresenta piora com o avançar da idade;
Artrite reumatoide: trata-se de uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta diversas articulações, principalmente mãos e pés e costuma acometer mais mulheres do que homens. Em média, 1% da população a possui;
Osteoporose: é um distúrbio em que há a perda da massa óssea, tornando a pessoa mais suscetível a fraturas;
Tendinite: trata-se de uma inflamação dos tendões, que são as estruturas que unem os músculos aos ossos, devido ao seu uso repetitivo ou exagerado ou pela presença de doenças inflamatórias, degenerativas ou causadas por cristais. Ela é muito comum de afetar o punho, cotovelo, ombro e calcanhar;
Gota: artrite causada por aumento do ácido úrico no sangue, levando a crises de dor e inchaço nas articulações principalmente dos pés. Se não tratada corretamente, evolui para artrite deformante e irreversível, com a presença dos “tofos”, nódulos de cristais de ácido úrico que podem aparecer em vários locais do corpo.
Espondiloartrites: conjunto de doenças que inclui a espondilite anquilosante , artrite psoriásica e artrites reativas (pós infecciosas): caracterizam-se pelo envolvimento inflamatório da coluna e articulações do sacro (bacia), além de artrite e entesites (inflamação e pontos de junção dos tendões com os ossos).
Fibromialgia: síndrome de dor crônica no corpo todo, associada a distúrbios do sono, fadiga e sintomas depressivos.
Após o diagnóstico adequado da doença, o reumatologista indicará quais opções terapêuticas indicadas para cada caso, com objetivo de prevenir manifestações da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
É possível prevenir e curar as doenças reumatológicas?
Diversas doenças tratadas pelo médico reumatologista possuem cura, como nos casos da tendinite e lombalgia.
Há algumas doenças que, apesar de não contarem com a cura definitiva, melhoram substancialmente com o tratamento. É o que se chama no ramo da reumatologia de remissão.
É o caso da artrite reumatóide e da espondilite anquilosante que, quando tratadas em fase bem inicial podemos atingir a remissão. Ou seja, com ou sem o uso de medicamentos, o paciente pode conseguir ficar totalmente livre de sintomas.
Quanto à prevenção, o papel do médico reumatologista consiste principalmente em minimizar os prejuízos, a fim de evitar que a pessoa fique incapacitada de realizar suas atividades. Isso porque, como a grande maioria tem como causa o fator genético, é muito difícil que eles consigam conter o seu aparecimento.
É importante lembrar que a consulta ao reumatologista deve ser feita o mais precocemente possível, ou seja, assim que as dores começarem a influenciar na execução das atividades cotidianas. Quanto mais cedo visitar um especialista, maiores serão as chances de cura e de remissão.
Crossetti trata todas as doenças reumáticas, como Lúpus, Fibromialgia, Artrose, Artrite, Reumatismo, Gota, Tendinite, Artrite Psoriásica, Artrite Reumatoide, Esclerodermia, Vasculite, Raquitismo, Síndromes, Lombalgia, Pseudogota.
Novo endereço:
Clínica Life
Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes
Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar!
Agendamentos na Clínica Life em Santiago pelo WhatsApp (55) 9.9948-0898. Rua 7 de Setembro, 584 – entrada pela Rua João Escobar Carpes, no Centro Clínico e Oncológico do Grupo Hospitalar Santiago – 2º andar. Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.
Acompanhe as nossas redes sociais:
Clínica Life - Clínica médica inscrita no CREMERS sob CRM n°10.186. Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.
Compartihe:
Vaga de emprego na Protesul Santiago! Postado ás 01:19
A Protesul Santiago está aceitando currículos para o cargo de Operador de Monitoramento, com CNH A/B.
Preferência para candidatos que queiram entrar no mercado de trabalho e que sejam responsáveis.
Enviar currículos para o e-mail: protesulsantiago@gmail.com
Compartihe:
Grêmio abre o ano com goleada no Gauchão Postado ás 00:18
O Grêmio começou em grande estilo a temporada 2026. Em partida de estreia pelo Gauchão, no estádio dos Eucaliptos em Santa Cruz do Sul, o Tricolor goleou o Avenida pelo placar de 4 a 0. Todos os gols saíram na etapa final, anotados por Amuzu, Wagner Leonardo, Roger e Arthur.
Com um minuto de jogo, o time da casa chegou em cruzamento da esquerda. A bola caiu na segunda trave e foi escorada para trás. Dionatan Machado chegou em velocidade para arrematar e mandar por sobre a meta de Gabriel Grando.
Depois desse lance, o Grêmio passou a ficar mais com a posse de bola e procurou trabalhar as jogadas ofensivas. Ainda assim, encontrou o time da casa postado defensivamente para bloquear as investidas.
A primeira conclusão veio pelo lado esquerdo, aos 13 minutos. A zaga afastou parcialmente o cruzamento de Cristaldo e Amuzu deu o passe para Arthur. Ele dominou e arriscou o chute de perna direita, mas a bola passou longe do gol adversário.
Nos minutos seguinte o panorama do jogo seguiu o mesmo, com o Grêmio circulando a posse para buscar os espaços na defesa do Avenida, mas sem achar brechas para o passe decisivo. Assim, procurou atacar pelos lados para fazer maior pressão.
Em cruzamento despretensioso na entrada da área, aos 29 minutos, Tucão saiu livre na área para tirar de Gabriel Grando na conclusão, mas desviar também da meta. A bola passou perto da trave esquerda, para fora.
Aos 33 minutos, a resposta gremista. Tiago lançou para Amuzu pelo lado esquerdo de ataque. Ele dominou e partiu em velocidade para cima da marcação. Logo balançou o corpo e arriscou forte chute. A bola passou tirando tinta da trave direita.
O Avenida atacou novamente aos 37 minutos. O cruzamento da esquerda foi na medida para o segundo pau. O atacante testou firme para o chão e Gabriel Grando fez grande defesa com a perna direita para evitar o gol inaugural.
O Tricolor buscou o miolo da zaga para criar nova oportunidade aos 40 minutos. Cristaldo recebeu o passe e deu de bico para Carlos Vinícius. O centroavante abriu espaço na risca da grande área e bateu de canhota. A bola saiu desviada e passando ao lado direito do gol.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, após boa jogada coletiva e o passe por elevação na área, Amuzu dominou no peito para levar ao fundo do campo. O cruzamento rasteiro achou Carlos Vinícius que dominou, virou o corpo e bateu forte de canhota. No susto, Rodrigo Mamá bloqueou com o braço esquerdo para salvar o Avenida.
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com a mesma formação.
Logo na primeira investida, o Tricolor abriu o placar, aos 40 segundos. Roger recebeu pelo lado direito e espichou o passe no fundo para Tiago. Ele dominou e cruzou por baixo, na marca do pênalti. Amuzu chegou para arrematar de primeira, no ângulo, fazendo um golaço. 1 a 0!
Aproveitando o bom momento, o Tricolor ampliou, aos quatro minutos. Arthur fez o cruzamento da intermediária pelo lado direito na segunda trave. Roger fechou de carrinho para desviar ao meio. Na pequena área, Wagner Leonardo desviou de barriga para mandar para o fundo do gol. 2 a 0!
Ligado na volta para a etapa final, no ataque seguinte saiu outro gol gremista. A jogada pelo centro pegou a defesa aberta e Cristaldo ganhou a dividida, soltando o passe para Roger. Livre de marcação dentro da área ele enquadrou o corpo e bateu cruzado com extrema qualidade, de canhota, para ampliar. 3 a 0!
Logo depois, o técnico Luís Castro fez quatro trocas. Dodi, Willian e Pavón e Aravena entraram, para as saídas de Tiago, Roger, Amuzu e Cristaldo.
Na primeira investida dos jogadores que ingressaram, quase saiu o quarto gol, aos 15 minutos. Pavon recebeu pela direita e fez rápido cruzamento por baixo. O zagueiro furou o cruzamento e Aravena tentou concluir de primeira, porém a batida saiu à direita da meta.
Em cobrança de escanteio do lado direito de Willian aos 26 minutos, a zaga tirou de cabeça para a entrada da área. Arthur dominou o rebote para deixar a bola congelada e logo chapou de direita. A curva foi certeira no canto esquerdo, mandando a bola na bochecha da rede. 4 a 0!
Por fim, a última troca foi efetuada. Riquelme entrou no jogo, para a saída de Carlos Vinícius.
Com ampla vantagem no marcador, o Grêmio arrefeceu o ímpeto e passou a controlar totalmente a partida, valorizando a posse e procurando atacar no momento certo. Enquanto isso, o Avenida tentava timidamente alguma ação ofensiva, sem perigo. Assim, o Tricolor seguiu com a vantagem sem sofrer riscos para confirmar a primeira vitória da temporada já em sua estreia.
Ainda com partidas a serem disputadas no domingo pela primeira rodada, o Grêmio assume a liderança isolada do Campeonato Gaúcho com três pontos somados. Volta a atuar na próxima quarta-feira, na Arena, diante do São José, ás 21h30.
Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA.
Texto: site do Grêmio.
Compartihe:
Falecimento de Nelson Teixeira dos Santos Postado ás 00:00
Familiares comunicam, com pesar, o falecimento de Nelson Teixeira dos Santos, aos 46 anos, ocorrido neste sábado, 10.
A despedida acontece na Sala B da Capela Anjo da Guarda, da 1h deste domingo, 11, até as 13h, quando ocorrerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Santiago.
Nelson deixa a mãe Dinorá, a esposa Liliane Moraes dos Santos, cozinheira da Churrascaria Prodócimo; filho Pedro Pereira dos Santos Neto, enteados Antônio Santos e Larissa Freitas, cunhados Eni, Robson e Rodrigo, sobrinhos, irmão, irmãs e demais familiares, além de muitos amigos.
Compartihe:
Agenda: Confira os jogos deste domingo na Copa Santiago! Postado sábado, 10 de janeiro de 2026 ás 23:57
Um homem foi preso após assaltar uma mulher e roubar o celular dela na manhã deste sábado (10), na Avenida Brasil, em frente ao Colégio Protásio Alves, no Centro de Passo Fundo.
Conforme as informações, a vítima havia acabado de sair do hospital, onde acompanha o marido que está internado. Moradora do bairro Petrópolis, ela aguardava o ônibus para retornar para casa quando foi abordada pelo indivíduo, que roubou o celular.
Populares que passavam pelo local conseguiram deter o acusado até a chegada da Brigada Militar. A guarnição foi acionada e realizou a prisão do homem.
Ainda de acordo com a Brigada Militar, o indivíduo possui passagens policiais e é oriundo do município de Ronda Alta.
Após o registro da ocorrência, o acusado foi conduzido até a DPPA, no bairro Petrópolis, onde o caso foi apresentado para as providências legais.
Reportagem: @brunoreinehrradio | Rádio Uirapuru
Compartihe:
Na noite deste sábado (10/01), uma guarnição do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro JK, em Santa Maria.
No local, a vítima, uma mulher de 63 anos, relatou estar sendo ameaçada pelo companheiro, um indivíduo também com 63 anos, informando que ele possuía uma arma de fogo no interior da residência, motivo pelo qual demonstrava temor por sua integridade física.
Diante da situação, a guarnição realizou a retirada da vítima do local e, após questionamentos, o autor indicou onde mantinha a arma de fogo, entregando um revólver taurus calibre .32, carregado com seis munições, além de outras doze munições acondicionadas em uma bolsa. Em verificação à documentação, constatou-se que o registro da arma encontrava-se vencido desde o ano de 2012.
As partes foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), para as devidas providências.
Fonte: Comunicação Social do 1º RPMon.
Compartihe:
Um tornado foi registrado na tarde deste sábado (10/01/2026) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná, deixando um rastro de destruição em áreas atingidas pelo fenômeno.
Imagens e relatos mostram danos em estruturas, quedas de árvores e destelhamentos. As autoridades e equipes de monitoramento seguem avaliando a situação e os impactos causados pelo evento climático.
A orientação é para que a população permaneça atenta a novos alertas e evite áreas de risco.
Com informações da Baroclima Metereologia e RS Agora.


















