Dr. Enedir Teixeira encerra carreira de 55 anos na medicina Postado quinta-feira, 11 de abril de 2019 ás 10:18

ENTREVISTA: Dr. Enedir Borges Teixeira, uma vida dedicada à Neurocirurgia.


Um médico reconhecido pela eficiência e amor incondicional à profissão para salvar vidas, assim foi a carreira do neurocirurgião Dr. Enedir Borges Teixeira. Natural de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, em 1959 veio para Santa Maria cursar a Faculdade de Medicina. Após, fez a Residência Médica em Neurocirurgia em Porto Alegre e voltou para Santa Maria a convite do neurologista Oscar Schelp, pois a cidade precisava de um neurocirurgião. Assim iniciou o importante exercício profissional no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA) desenvolvendo a especialidade em cirurgias do crânio, coluna vertebral e nervos periféricos e também fundou o Serviço de Neurorradiologia Intervencionista, junto ao hospital.

UM MESTRE DE REFERÊNCIA
Como profissional de referência em sua especialidade, foi convidado para a atividade didática, tendo criado a cadeira de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina da UFSM. Exerceu o cargo de professor assistente e, por concursos internos chegou a professor titular, sendo docente por mais de 30 anos e formando em torno de 30 mil médicos. Apresentou na vida docente muitas curiosidades e casos inusitados e isso foi de grande importância para mostrar os alunos do que poderiam encontrar na prática.

Em reconhecimento à contribuição acadêmica, o Dr. Enedir foi paraninfo por duas vezes, patrono também duas vezes e recebeu mais de 15 homenagens como professor.

A FAMÍLIA
A trajetória do Dr. Enedir poderia ter sido bem outra. Seu sonho era ser piloto de avião, mas em função de um acidente aos 15 anos de idade, na madeireira de seu pai, foi considerado inválido para o serviço militar, por conta de dois dedos perdidos na mão esquerda.

Mas, quis o destino que, como neurocirurgião, tivesse uma carreira ainda mais desafiadora, com a missão de salvar vidas. Com isso, viajou pelo mundo e recebeu vários prêmios e distinções pelo desempenho profissional, em âmbito estadual, nacional e latino americano.

Casado há quase 60 anos com a dona Jair, teve três filhos. Ricardo que seguiu a carreira de neurocirurgião, médico brilhante que trouxe técnicas inovadoras para santa Maria. Infelizmente, despediu-se da vida precocemente. Daniela, que se especializou em neurorradiologia aqui em santa Maria, e a caçula Michele, advogada, casada com Cássio Fernandez, defensor público. Tem três netos, Mariana, 27 anos, filha de Daniela, faz doutorado em Bioinformática na Universidade de Munique, na Alemanha, Arthur, 9 e a Lara de 6 anos, filhos de Michele.

A APOSENTADORIA
Com 55 anos de profissão e tendo realizado mais de 20 mil cirurgias, o Dr. Enedir resolveu encerrar a grandiosa carreira profissional. Ele fez a última cirurgia no dia 13 de março de 2019, instalando um gerador e um eletrodo epidural, na coluna vertebral, para o tratamento da dor crônica.

Prestes a completar 79 anos, o Dr. Enedir recebeu a Revista Interativa em sua residência para uma entrevista exclusiva.

Quais foram as cirurgias mais desafiantes?
Dr. Enedir – As cirurgias de hematoma extradural, pois a pessoa está bem e sofre um traumatismo crânioencefálico, no qual rompe uma artéria, geralmente a meníngea. A partir do acidente, a vítima pode ter tonturas de 2 a 3 minutos, alguma inconsciência e depois de cerca de 4 horas, apresentar coma e pupilas dilatadas. Se a pressão do crânio não for retirada e o hematoma removido, poderá haver uma morte cerebral em menos de 15 minutos.

Quais cirurgias que mais realizou?
Dr. Enedir – As cirurgias que mais realizei foram as cranianas e de coluna, patologias cranianas e raquimedulares. As intervenções que mais gostei de fazer foram os meningiomas (tumores benignos), intracranianos e intraraquianos.

Como o Dr. vê o avanço das cirurgias neurológicas nestes 55 anos?
Dr. Enedir – É espantosa a evolução da microneurocirurgia craniana e intraraquiana. Hoje, opera-se com microscópio de extrema precisão, prevenindo complicações intra operatórias e realizando o procedimento de forma mais rápida e eficaz. No diagnóstico, a evolução também foi muito importante. A neurocirurgia é uma especialidade de alto risco e mortalidade elevada, com pacientes graves e urgentes. Nas décadas de 60 e 70 eu era o único neurocirurgião da cidade, nessa época, o HCAA tinha convênio com o INSS e a área de abrangência era em toda região Central até a fronteira, em Uruguaiana. Os pacientes eram recebidos no pronto socorro e, se cirúrgicos, encaminhado à sala 3 do bloco cirúrgico, pois era a única sala que tinha RX. O avanço tecnológico começou com a tomografia computadorizada do crânio e atualmente contamos com a ressonância de encéfalo, spect cerebral e angiografia cerebral em 3D. A constante atualização médica sempre foi uma constante na minha vida profissional, bem como a compra dos melhores materiais e equipamentos. Também sempre fui muito disponível para todos os pacientes. Conhecimento e tecnologia sempre foram meus objetivos. Por exemplo, a endoscopia intracraniana foi a pioneira no Estado, trazida dos Estados Unidos, pelo Ricardo e eu, e a embolização de aneurismas, também pioneira no interior do estado trazida pela Daniela e eu.

O Dr. Enedir viveu para o trabalho. Sempre esteve à disposição e vestido impecavelmente de terno, sua marca registrada no hospital. “Em neurologia e neurocirurgia temos patologias com risco evolutivo muito rápido. Em 5 minutos, podemos perder o paciente que pode evoluir para morte cerebral e/ou para cardio-respiratória, meu tempo recorde que cheguei ao Hospital de Caridade foi 3 minutos”, lembra.

Dentre tantos fatos curiosos, qual foi histórico?
Dr. Enedir – Numa ocasião, me chamaram no hospital para atender uma mulher com uma faca na cabeça, bem no meio do crânio, 10 cm para dentro. A paciente não fez infecção, não sangrou e não fez fístula. Após a cirurgia, não ficou com nenhuma sequela, um caso curioso.

Quais foram suas inspirações?
Dr. Enedir – Decidi fazer neurocirurgia no terceiro ano de Medicina, quando fui monitor de anatomia. Estudei muito o cérebro, e acabei me influenciando. Já, em Porto Alegre, O Dr. Paglioli inspirou-me muito, ele foi o fundador do Instituto Eliseu Paglioli, que trouxe a Neurocirurgia para o Rio Grande do Sul, fui seu instrumentador e auxiliar, acompanhando mais de 370 cirurgias na residência de neurocirurgia.

Como lidou com tanta adrenalina e pressão?
Dr. Enedir – A vida sempre foi o mais importante. Em função da vida dos outros, eu deixei os filhos, a esposa, e reconheço que a Jair é uma Santa. Conheci a Jair quando era estudante do Colégio Santana e, anos depois, foi professora de inglês na mesma instituição de ensino. Ela foi o esteio dos filhos, da casa e da organização da vida financeira. Já são quase 60 anos juntos e sempre consegui separar os problemas profissionais e a vida pessoal.

Como será esta nova fase da sua vida?
Dr. Enedir – O que eu tinha para fazer eu já fiz. Sei que Santa Maria não está desassistida em cirurgias e diagnósticos. A partir de agora vou cuidar de mim, escrever um livro, me dedicar à família, aos netos e amigos.

Matéria exclusiva da Revista Interativa, de Santa Maria, com entrevista realizada pela diretora-proprietária Silvana Maldaner que gentilmente cedeu a reportagem ao Blog Rafael Nemitz. A Revista Interativa tem 18 anos, circula em Santa Maria e Alegrete, mas possui assinantes em várias cidades.

Siga a revista no Facebook CLICANDO AQUI e pelo site http://www.revistainterativa.org.

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Gostei imensamente da reportagem, devo a minha vida ao Dr Enedir,homem extremamente dedicado a salvar vidas,sou eternamente grata

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias