Calor próximo dos 30°C, chuva e depois frio no RS Postado quarta-feira, 14 de maio de 2025 ás 23:48
O Rio Grande do Sul deve ter máximas perto dos 30°C nesta quinta-feira, 15. Segundo a MetSul Meteorologia, o ar mais quente que cobre o território gaúcho nesta semana é responsável por provocar temperaturas acima da média para esta época do ano.
Na madrugada e ao amanhecer, pontos isolados devem ter formação de neblina. Com o sol, aquece rapidamente de manhã. A tarde será o período mais quente.
O maior aquecimento no Rio Grande do Sul em cidades do Oeste, Noroeste e da Depressão Central, o que inclui o Centro do estado, os vales e a região metropolitana de Porto Alegre.
Tardes com marcas de 27ºC a 30ºC são esperadas no Oeste, Noroeste, vales e na Grande Porto Alegre até o começo da próxima semana. Essas são marcas bastante acima da médias máximas históricas de maio: 22ºC a 23ºC.
Para Santiago, a previsão é de temperaturas entre 16°C e 28°C.
Calor, chuva e depois frio
Calor, chuva e depois o retorno do frio. Esta é a tendência para os próximos sete dias, de acordo com a previsão do tempo da MetSul.
No último fim de semana, uma massa de ar seco e frio de alta pressão chegou à Região Sul, garantindo uma sequência de dias com predomínio de tempo firme e noites com temperatura mais baixa.
Foi o que trouxe, com o tempo aberto e seco, a formação de geada e temperaturas mínimas abaixo de zero nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, no Planalto Sul Catarinense.
Agora, o ar frio se afasta e gradualmente começa a ingressar ar mais quente, o que traz elevação de temperatura nos três estados da região.
Mudança no tempo
O tempo muda no Sul do Brasil na semana que vem com o retorno da chuva devido à chegada de uma frente fria, que levará instabilidade aos três estados da região entre a terça e a quarta. Inicialmente, a instabilidade deve afetar pontos do Oeste e do Sul gaúcho já no domingo.
Na segunda-feira já chove em mais cidades do Rio Grande do Sul, embora ainda não em todo o estado. Na terça-feira, à medida que ar frio se aproxima pelo Sul, a frente fria se reforçará sobre o território gaúcho com aumento da chuva.
No final da terça e na quarta-feira, massa de ar frio e seco ingressa no Rio Grande do Sul com queda maior da temperatura, melhorando o tempo no estado gaúcho, e desloca a frente fria com chuva para Santa Catarina e o Paraná.
Começará, então, uma sequência de dias de sol com noites frias e possivelmente as menores temperaturas deste ano até agora no estado com geada em maior número de cidades.
Com informações do Correio do Povo e da Metsul Meteorologia.
Postar um comentário