Polêmica no recolhimento de lixo - Uma ordem que parece ter partido da Prefeitura de Santiago, tem incomodado a população santiaguense. Folhas, gramas, cascas de frutas e verduras, não estão sendo levadas pela empresa que faz o recolhimento do lixo na cidade. O assunto já rendeu mais de 10 e-mails ao blog Rafael Nemitz. Onde, então, os munícipes vão jogar esse tipo de lixo? E a taxa de recolhimento de lixo que todos pagam, já não é o suficiente? Com a palavra a Prefeitura de Santiago, que pode se manifestar através do e-mail rafaelnemitz@gmail.com.

Confira a repercussão:

Rafael, sobre o tema que abordas-te em teu blog, acerca das restrições que existem pelos recolhedores de lixo em nossa cidade, o que é verdade, acrescento mais uma. Eles não levam lixo colocado em sacos de ração, aqueles que compramos para alimentar animais de estimação. Sacos estes, que inclusive são bem mais fortes que as sacolas de mercado, diminuindo o risco de rasgar no momento de carregá-los.

Mauro Hoffmann

**********

Rafael, continuo indignado com a empresa de recolhimento de lixo, por não levar folhas, gramas, cascas de mandioca, palha de milho verde, casca de melancia que já ta chegando à época etc... Só não sei da onde partiu a ordem.

Tá chegando às eleições e aí vão aparecer politiqueiros atrás de voto e eu vou fazer campanha contra os da terra. Imaginem todo esse “lixo” nas “bocas de lobo” ou na praça, em algum lugar vamos ter que depositar. Ou na rua, que na minha eu não quero. Até porque se eu por na rua e queimar, vai me trazer problemas, porque não pode. Se eu colocar nas bocas de lobos, também não pode. Então me digam que faço?

Poderia eu colocar no calçadão, nas lixeiras?
Poderia eu atirar na faixa de domínio das rodovias?
Será que é pedir demais, já que pagamos imposto de recolhimento de lixo, de parte de a imprensa ouvir os “mandões do município” dar explicações o porquê disso tudo?

Pois a referida empresa que presta serviço em Santiago, deu a seguinte informação a um vizinho meu: - Que teriam sido multadas pelo IBAMA e que a próxima multa seria muito pesada.

Aí eu pergunto: Em que prejudicaria ao meio ambiente folhas, gramas, cascas de melancia, mandioca e etc...? Atenção política da área fique alerta. Atenção vereadores...

José Antonio Dornelles Fernandes.

**********

Essa prefeitura municipal é uma máfia, não se prepararam para o futuro e aumento da população, incluindo nisso o recolhimento de lixo, fazem contratos com empresas que só Deus sabe o que fazem, e depois querem que a população sofra com isso.Falam que é por causa da preservação ambiental, mas na verdade é falta de planejamento e contratos mal feitos que envolvem esses absurdos. Pagamos taxa de recolhimento de lixo, e não está discriminado no meu IPTU o que eu posso ou não posso colocar na frente da minha casa o que pode ou não ser recolhido.

Tito Alexandre Robalo Dri.

**********

É dever da Administração dar destino a esses resíduos, que tal as pessoas levarem o lixo lá pra frente da prefeitura?

Marcelo Escobar.

**********

Verdade Rafael Nemitz, aqui na nossa rua grama, galhos e similares estão na rua... Com certeza vamos colocar nas costas e sair por ai procurando onde colocar. Espero que a Prefeitura tenha bons motivos que justifique essa ordem, já que folhas, galhos e grama podem ser aproveitados na usina para adubo orgânico. Só uma questão de administração.

Tânia Mota.

7 Responses so far.

  1. Luciano says:

    Essa prefeitura tem um bando de se vergonha, começando pelo prefeito que na hora do voto é tudo bom, ao safado Engenheiro Ambiental da Prefeitura, que diz que tem que reaproveitar o lixo, será que ele o faz, vai fazer adubo de grama e galhos na casa dele, safado sem vergonha, cambada de Bagunceiro agora sabemos o que virou a prefeitura de Santiago que vergonha, dizem que vão aplicar o dinheiro em outras melhorias que melhorias são essas que não aparecem.

  2. Unknown says:

    Além do mais, não há uma politica de descarte, de lâmpadas, televisores e eletros em geral, não se tem nem onde depositar, para que empresas de reciclagem de outras cidades, imagine de outras aindas, venham coletar, sabe se, que se apenas tivessem um local para reunir tais, seria mais fácil, quanto prático. Fim de ano municipes trocam seu eletronicos, os descartados vão parar onde?????, A secretatia de meio ambiente diz, que vai abrir coleta, mas quando? que faremosss...

  3. Unknown says:

    E recolher dezenas de garrafas de cerveja em um posto de gasolina pode? Eles recolhem!

  4. Unknown says:

    VERGONHA, LIXO DE ADMINISTRAÇÃO JA FALEI DOR DE BARRIGA DA DE 4 EM 4 ANOS NÃO ESQUEÇAM....

  5. Rafael, entendo perfeitamente a revolta de alguns conterrâneos. Entendo em parte, diga-se.
    Creio que devemos fazer a nossa parte. Darmos contribuição para a melhoria da sustentabilidade do planeta. Afinal, a Terra é única, sabemos todos. O dia que der um problema mais grave com ela estaremos todos, sem exceção, num mato sem cachorro (se ainda encontrarmos algum mato por aqui).
    Bom, eu faço parte da minha parte. Não faço tudo que deveria, confesso. Mas procuro manter as calçadas conservadas, os terrenos baldios limpos et caetera. Além de não jogarmos um palito de fósforo no chão, nas praias, não é raro encontrar-nos limpando a sujeira deixada pelos outros. Felizmente, em nossa família, temos esta melhoria interior que cada vez mais se faz necessária.
    Aí, na terra, tenho acompanhado algumas postagens de um outro blog e os absurdos que se verificam tais como a derrubada indiscriminada de árvores nas vias urbanas, o descarte de lixo nos lajeados e na barragem. Com o devido respeito a quem faz isto, que bando de porcalhões eles são, não? Como se costuma dizer, para porcos só faltam as asas!
    É possível que a Prefeitura Municipal tenha sido deficiente na divulgação deste importante assunto mas afirmo e reafirmo, de fontes seguras que indo ao encontro das decisões globais da ONU, nas Conferências do Rio 92 e de Kioto, os governos, todos eles estão sendo cobrados para uma legislação mais severa em termos ambientais. E alerto aos queridos conterrâneos: adequem-se enquanto dá tempo e é cedo. A coisa vai pegar. As multas serão altíssimas.
    Isto não é coisa do Ruivo. Não é do Tarso nem da Dilma. São, repito, acordos internacionais. E as Prefeituras e governos para conseguirem algum financiamento têm de cumprir certas exigências. É isto!
    Eu que via de regra sou muito crítico em relação a administração municipal, desta vez aplaudo. Está corretíssima. E outras providências devem e têm de ser tomadas neste sentido tais como o descarte correto, lixo orgânico, o lixo domiciliar, o lixo industrial, o hospitalar, o industrial et caetera.
    A compostagem é um belo exemplo de cidadania e o adubo produzido é ótimo para as hortas e para as árvores. Quem não quiser fazer horta nem cuidar de plantas, faça a doação ao Horto Florestal. Eles, com certeza, querem!
    Um abraço.

  6. gabriela says:

    e quem ñ tem como levar para o horto??? aliás nem sei onde fica.. ñ sou daqui.. liguei para prefeitura no começo do mês e a funcionaria não sabia me dizer onde ficava direito!!!!

  7. Acho um absurdo isso. E se os moradores deixarem seus pátios virar um matagal? Com certeza vão ser notificados e até multados!
    Uma ideia então: todos deixarem seus sacos de grama, folhas e galhos em frente ao prédio da Prefeitura! Quero ver se daí a empresa responsável não faz a coleta rapidinho!

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

TMJJ Jiu Jitsu em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias