Mais de 16 mil alunos voltam às aulas na região da 35ª CRE Postado quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 ás 21:32
Mais de 16 mil alunos serão recebidos por 1.387 professores para o início do ano letivo nesta segunda-feira (24), nas 35 escolas estaduais localizadas nos municípios de abrangência da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em São Borja.
A previsão é de que os 16.411 estudantes terminem o ano letivo em 19 de dezembro e tenham recesso de inverno entre 19 de julho e 3 de agosto. Para o período da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ressalta que, caso seja decretado ponto facultativo ou feriado, as escolas deverão organizar o calendário prevendo a recuperação do dia letivo e da carga horária.
Nesta quinta-feira (20), foi realizada em Porto Alegre, com transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação, a Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2014. O evento, com palestras e debates, tem como objetivo promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade.
“Vivemos um momento de retomada de todas as frentes que articulam os fatores que produzem o ensino de qualidade. Equipes diretivas, supervisores e professores são agentes de mudança, num momento em que a escola exige outra função social: contribuir para que os estudantes possam construir novas concepções de mundo a partir da informação”, afirma o secretário estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo.
Os estudantes da rede estadual, classificada como a segunda melhor do país no Enem, contam em 2014 com 200 novos ônibus escolares com bancos estofados e cintos de segurança, mais de 100 mil tablets, netbooks e computadores e 625 novos professores nomeados. Os cardápios oferecidos nas escolas estão de acordo com a Nota Técnica 01/2014, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que prevê restrição da oferta de açúcar, doces e preparações na alimentação escolar.
Escola Aberta: seis credenciadas na região
O Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é realizado em mais de cem escolas, que abrem suas portas durante os finais de semana para que a comunidade possa utilizar o espaço com atividades culturais e esportivas. Durante todo ano, no período letivo, as portas da escola abrem no sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na região, as escolas que integram o projeto são:
E. E. E. F. João Goulart – São Borja;
E. E. E. F. Tusnelda Lima Barbosa – São Borja;
E. E. E. B. Padre Francisco Garcia – São Borja;
E. E. E. B. Monsenhor Assis – Santiago;
I. E. E. Professor Isaias – Santiago;
E. E. E. F. Viriato Vargas – São Borja.
uma pergunta as escolas so tem professores e alunos e os funcionarios que trabalham no setor administrativo,limpeza e refeitorio nao vao tambem receber todos esses alunos que muitos nao dao o devido valor a estes profissionais que sem eles as escolas param, sou funcionario e tenho orgulho da minha profissao.