Três médicos de Santiago são indiciados por homicídio culposo por negligência médica Postado quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 ás 10:18
![]() |
Airto dos Santos morreu em 2012 |
Três médicos santiaguenses foram indiciados pela Polícia Civil por homicídio culposo (sem intenção de matar) com agravamento de pena por omissão em atendimento médico. A investigação, que começou em setembro de 2012, foi concluída nesta terça-feira, 11, pelo delegado Vladimir Haag Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Santiago. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, pelo delegado, ao vivo na Verdes Pampas FM.
O caso - Airto dos Santos, 53 anos, foi atropelado por uma vaca na localidade de Taquarembó em 14 de agosto de 2012. Com lesões na cabeça, a vítima foi atendida duas vezes no Pronto Socorro Municipal e nas duas oportunidades foi medicado e liberado. Ao procurar novamente atendimento, quatro dias depois, Airto foi internado na UTI do Hospital de Caridade onde faleceu no domingo, 2 de setembro. A família registrou ocorrência policial por negligência.
De acordo com Medeiros, os três médicos indiciados atenderam a vítima no Pronto Socorro em duas oportunidades. O paciente passou por exame de raio-x e recebeu medicamentos para dor, sendo liberado. O terceiro médico, na segunda procura por atendimento, ainda desentendeu-se com a família do paciente.
Diante do depoimento dos envolvidos e dos documentos do prontuário do paciente cedidos pelo Hospital, o delegado pediu análise técnica do caso ao Departamento Médico Legal do Instituto Geral de Perícias, em Porto Alegre. O relatório do IGP aponta que houve omissão dos médicos pelo não cumprimento das regras técnicas da profissão e pela não realização de exame de tomografia, indispensável para apurar danos ao paciente.
A vítima faleceu doze dias após internação na CTI do Hospital por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). A internação ocorreu na somente na terceira procura por atendimento, quando os procedimentos médicos foram cumpridos corretamente pelo médico Nestor Pês, que solicitou tomografia, avaliação neurológica e internação na CTI.
O nome dos médicos envolvidos não foi divulgado pela Polícia Civil. O inquérito será remetido ao Fórum de Santiago nas próximas horas.
PRA QUE EXISTEM LEIS NO BRASIL SE NÃO SÃO CUMPRIDAS.
O QUE ACONTECEU COM O CASO QUE OCORREU NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS EM 25 DE FEVEREIRO DE 2013, COM A MORTE DE DONA VERA LÚCIA PALUDETE NO DIA 08 DE MARÇO DE 2013, DEVIDO A COMPLICAÇÕES QUE OCORRERAM APÓS A EXTRAÇÃO DE UM DENTE.
isto não vai dar em nada é perca de tempo com estas leis porca que o brasil tem asar de quem more abraço
Certas COMUNIDADES PROFISSIONAIS E DE GABARITO SE PROTEGEM, COMO UMA ALCATEIA DE LOBOS COVARDES... as leis não são "porcas" ou "não funcionam"... NÃO DEIXAM ELAS FUNCIONAREM, as leis viram objeto de manipulação e descaso, só isso, pois as pessoas é que são responsáveis por aplicá-las e muitas delas, por algum tipo de interesse, pratica essa manipulação em comum acordo com outros, ao invés da punição e do desmascaramento........... simples.