Temporais: Na região de Santiago, 8 mil clientes da AES Sul ainda estão sem luz Postado segunda-feira, 19 de outubro de 2015 ás 00:18
Estação Rodoviária de Jaguari sofreu danos diversos. |
Em várias ruas de Jaguari, postes caídos. |
Cobertura do Posto Ipiranga, em um dos trevos da cidade, foi arrancada pelo vento. |
Em São Francisco de Assis, o vento arrancou a cobertura da Igreja da cidade... |
Telhado da igreja de São Francisco de Assis foi parar a duas quadras do prédio. |
O Blog Rafael Nemitz foi acionado por moradores do interior de Santiago e de diversas cidades da região ao longo do fim de semana, devido a falta de energia elétrica desde os temporais da última quarta-feira, 14.
Em contato com a direção da AES Sul de Santiago, responsável pela distribuição de energia em 11 cidades da região, o site foi informado que aproximadamente 8 mil clientes ainda estão sem luz devido os danos causados pelos temporais que atingiram a região. O interior do município de Santiago e as cidades de Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Francisco de Assis foram as mais atingidas. O site recebeu relatos de danos também em Manoel Viana, São Vicente do Sul, Cacequi e Capão do Cipó.
Segundo Gederson Donaduzzi, gerente da unidade da AES Sul de Santiago, 38 equipes trabalham na região para restabelecer a energia. Não há, porém, como prever quanto tempo será necessário para normalizar o serviço pois os temporais causaram muitos danos na rede elétrica. A força do vento derrubou muitas árvores sobre a rede e gerou a queda de um número preocupante de postes.
A queda de postes e árvores dificulta também o acesso das equipes da AES Sul até os locais afetados pela falta de energia, informou Gederson.
Os temporais causaram inúmeros prejuízos financeiros à região, tanto em residências como em prédios públicos e privados. Se o tempo seguir com predomínio de sol, a exemplo do fim de semana, os próximos dias serão de reconstrução. Santiago e Jaguari, por exemplo, já decretaram situação de emergência para buscar apoio dos Governos Estadual e Federal.
Com fotos de Fábio Pinto e Janice Biondo.
Postar um comentário