Morte de Hélio Garcia do Nascimento: Mais dois homens são presos por participação no crime brutal em Monte Alegre Postado quarta-feira, 23 de dezembro de 2015 ás 10:11
Marlon Ferreira Rosa |
Vagner Gusmão Ferreira, "Diabão" |
Exatamente um mês após a morte do agropecuarista Hélio Garcia do Nascimento, de 68 anos, morto na localidade de Monte Alegre, no interior de Santiago, a Polícia Civil prendeu Marlon Ferreira Rosa, de 21 anos e Vagner Gusmão Ferreira, 20 anos, conhecido como "Diabão". Eles figuram no inquérito policial como co-autores da morte do idoso. As prisões aconteceram no início da manhã desta quarta-feira, 23, nas residências dos acusados no bairro Ana Bonato em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário.
De acordo com a Delegada Débora Durlo Poltosi, titular da Delegacia de Polícia de Santiago e responsável pela investigação, Ricardo Silva da Silva, de 34 anos, preso na semana passada como principal autor do crime, contratou os dois rapazes sem conhecê-los, oferecendo R$ 500,00 para que cada um ajudasse no crime. No dia 23 de Novembro, por volta das 19 horas, Hélio Garcia do Nascimento foi surpreendido em sua propriedade rural onde foi agredido na cabeça com um golpe de uma descornadeira (foto abaixo). Em seguida, ele foi asfixiado com sacos de plástico. Após a consumação da morte do agropecuarista, o corpo foi deixado no galpão de sua propriedade rural enquanto Ricardo Silva da Silva furtava 57 vacas, 33 terneiros, 1 touro e uma égua. Os animais foram levados para outra propriedade rural arrendada pelo acusado.
Após furtar os animais, sozinho, Ricardo pegou o corpo da vítima e tentou jogar em um penhasco, na Estrada da Federação. Sem sucesso, já que o veículo trancou em um pequeno barranco, tentou queimar o corpo, o que também não aconteceu já que as portas da Saveiro de Hélio foram fechadas. Diante da situação, o carro e o corpo do idoso foram abandonados no local na terça-feira, 24, à noite. Na manhã de 25 de Novembro, quase 48 horas após a morte, moradores da localidade suspeitaram da forma como o veículo estava estacionado e localizaram o corpo.
A motivação, de acordo com a Delegada, envolveria dinheiro e uma mágoa do acusado em relação a atitudes da vítima. Ricardo, que confessou o crime, alegou sofrer humilhações e teria relatado uma suposta dívida da vítima com seu pai, situações que agravaram o relacionamento dos dois que conviviam com frequência. Vítima e acusado eram considerados amigos e, segundo moradores da região de Monte Alegre, Ricardo ajudava Hélio nas lidas campeiras.
Inquérito será remetido hoje ao Poder Judiciário
Em tempo recorde, a equipe de investigação da Polícia Civil, coordenada pelo Escrivão de Polícia Telmo Paludett e chefiada pela Delegada Débora Durlo Poltosi concluiu as circunstâncias da morte de Hélio Garcia do Nascimento. O inquérito, com detalhes do crime, avaliado como hediondo pela Polícia Civil, será remetido hoje ao Poder Judiciário. Os envolvidos serão indiciados pelos seguintes crimes:
Ricardo Silva da Silva, preso desde o dia 15 de Dezembro
- Homicídio Triplamente Qualificado, tendo como qualificadores: mediante pagamento, asfixia e dissimulação (quando uma pessoa oculta suas verdadeiras intenções e age com hipocrisia e fingimento). Aumento de pena devido a vítima ser pessoa idosa.
- Furto Qualificado mediante fraude;
- Tentativa de ocultação de cadáver;
- Falsidade Ideológica;
- Porte Ilegal de Arma e
- Falsa Comunicação de ocorrência (no dia 5 de dezembro, Ricardo forjou uma tentativa de homicídio contra ele mesmo, alegando que haviam efetuado disparos no seu veículo quando ele trafegava pela Estrada do Monte Alegre).
Marlon Ferreira da Rosa e Vagner Gusmão Ferreira
- Homicídio Triplamente Qualificado, tendo como qualificadores: mediante pagamento, asfixia e dissimulação. Aumento de pena devido a vítima ser pessoa idosa.
Ainda pela manhã, aqui no Blog, entrevista em vídeo com a delegada, onde ela conta detalhes do crime e da investigação.
Postar um comentário