O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou neste sábado (28) que o Brasil tem 3.904 casos e 111 mortes por Coronavíus e reforçou a importância do isolamento social para evitar o avanço do vírus no país. Mandetta criticou também quem saiu às ruas fazer carreatas pedindo o retorno do comércio.

Ao contrário do defendido pelo presidente Jair Bolsonaro nessa semana, Mandetta voltou a defender o isolamento social como medida de combate ao coronavírus: “Se a gente sair andando todo mundo de uma vez vai faltar para o rico, para o pobre, para o dono da empresa, para o dono do botequim, para o dono de todo mundo”, ressaltou. O ministro também repudiou as manifestações, incluindo carreatas, pela flexibilização da abertura dos comércios e indústrias no país, realizadas na sexta-feira em diversas cidades.

De acordo com ele, pode ocorrer a abertura gradual de alguns serviços a partir de abril, mas que a decisão só será tomada com o apoio de dados científicos. “Precisamos ter racionalidade e não nos mover por impulso neste momento. Nós vamos nos mover, como eu disse desde o princípio, pela ciência e pela parte técnica, com planejamento e pensando em todos os cenários”, disse.

O ministro pediu "calma e frieza" aos governadores e prefeitos diante o período de maior propagação do vírus, que deve ocorrer entre abril e maio. "Nós temos dificuldades sim. Teremos dias difíceis, sim. As coisas mudam de hora em hora, dia em dia, semana em semana", apontou. Durante apelo aos governos, Mandetta reforçou que autoridades façam o possível para preparar seus sistemas para "lidar com o estresse que está ali na frente". O ministro ainda pediu que os governadores tenham transparência com o governo federal na comunicação de dados dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Caso haja omissão de informação, Mandetta afirmou que a autoridade vai responder "judicialmente" pelo ato.

Ele também falou que os ministérios da Saúde e da Economia buscam em conjunto soluções para minimizar a crise diante da pandemia. "O presidente está certíssimo quando ele fala que a crise econômica vai matar pessoas, mas estamos engajados", afirmou.

Assista a manifestação completa do Ministro:


Foto: Reprodução/Ministério da Saúde.
Com informações do jornal Correio do Povo.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Minosso Peças, Acessórios e Latarias!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Ucha Leilões!

Novidade em Santiago

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Limpeza doméstica, comercial e industrial!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Imembuí Microfinanças

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias