Santiago: A árdua missão de administrar uma cidade durante a pandemia de Coronavírus. Em entrevista, prefeito Tiago Gorski Lacerda aborda o cenário atual.


O prefeito Tiago Gorski Lacerda é um dos maiores defensores da Saúde Pública e segue à risca as determinações da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos nacionais e estaduais que defendem o isolamento social como a principal forma de conter o avanço do Coronavírus. Por isso, o Município de Santiago tem adotado várias medidas, algumas não populares, mas essenciais para evitar um surto da doença. Há consequências positivas e outras nem tanto, como é o caso do impacto na economia local, nas contas públicas e na rotina financeira das empresas.

Em entrevista ao Jornal A Folha, Tiago destaca algumas das decisões tomadas, a repercussão junto à comunidade e os resultados a partir dos decretos que começaram em março e foram atualizados semanalmente conforme a evolução da pandemia.

Prefeito, qual a maior dificuldade como gestor nesse momento de pandemia?

Uma das maiores dificuldades é prever o que pode vir pela frente. O Coronavírus pegou o mundo de surpresa e tivemos que correr para encontrar abrigo de um furacão que veio de repente. Podemos até pecar pela ação, mas nunca pela omissão. Nos organizamos rapidamente e fizemos os planejamentos necessários para salvar vidas.

Quais as consequências para o senhor caso descumpra recomendações preventivas ao Coronavírus?

Não haveria consequência maior do que chorar perdas humanas. De chegar a um ponto de colapso de nosso sistema de saúde, de ver a nossa comunidade mergulhada em desespero, de sermos incapazes de ajudar. Isso seria o pior. E é o que trabalhamos para evitar.

O que, no seu ponto de vista, é mais importante: saúde pública ou economia local?

Ambos tem a sua importância. A economia mantém a cidade, os investimentos, os empregos. Mas precisamos refletir que a economia está à serviço da manutenção da vida. Toda decisão precisa levar sempre em conta que as pessoas vem em primeiro lugar. Sem gente não há trabalho, não há emprego. A vida tem um custo, sim, mas o custo da morte pode ser pesado demais. Essa responsabilidade sobre a vida é de todos nós, não só do Poder Público.

O senhor é um dos poucos prefeitos que não voltou atrás em nenhum dos decretos que publicou, tendo sido elogiado/criticado por isso. Como foi assumir, sozinho, a manutenção dos decretos?

Nunca estive sozinho. Nosso lema "Estamos Juntos" se fez ainda mais forte, com o entendimento e a aproximação com o Ministério Público, Judiciário, Exército, hospitais, instituições, com setores empresariais, com a comunidade e, claro, com nossa equipe de trabalho, que sempre se manteve unida, trabalhando muito além dos limites do expediente, pela noite ou madrugada. Tudo o que foi feito teve o propósito de manter nossa cidade protegida. Tivemos poucos casos de Coronavírus, o mínimo de internações, nenhuma morte. Um cenário diferente de outras cidades. E nossas decisões são exatamente para isso. Há quem pense diferente, critique as nossas ações. Mas estamos abertos para ouvir quem tiver soluções melhores.


O isolamento social foi o grande responsável por não haver aumento de casos de Covid em Santiago?

Exatamente isso. O vírus precisa do contato entre as pessoas para se propagar. Sem aglomeração, com distanciamento, se evita o contágio, a disseminação, a doença. Todas as nossas recomendações e ações foram para garantir que as pessoas se mantivessem com saúde.

O presidente da República é contra o isolamento social e descumpre recomendações da OMS. Governadores e prefeitos cumprem essas determinações e, ainda, precisam ouvir declarações de Bolsonaro de que estão exagerando. O que o senhor pensa da conduta do Presidente?

O presidente tem sido resistente em reconhecer a letalidade do Coronavírus, o que acaba por influenciar na desinformação que ganhou força. Neste momento, é a única autoridade mundial que mantém essa postura. Muitas vítimas eram pessoas que achavam que seria só uma gripezinha. A preocupação dele com a economia tem sua razão de ser, mas precisa ver o outro lado. Negar a realidade não a transforma. Creio que a conduta dos governadores e prefeitos tem sido correta. É um remédio amargo, mas quanto antes as decisões mais difíceis forem tomadas, mais fácil será o retorno a um cenário melhor.


Considerações gerais/importantes sobre as ações em Santiago para manter a saúde pública e a economia girando?

Estamos trabalhando mais do que o dobro, nossas preocupações triplicaram e nossas responsabilidades são multiplicadas por esses fatores todos. Estamos preocupados com a saúde, estamos preocupados com a economia. E pedimos que as pessoas entendam que estamos fazendo a nossa parte e precisamos que cada um faça a sua, inclusive, priorizando as compras no comércio local, sem desperdiçar recursos. É um momento de economizar, de repensar atitudes, de se reinventar. É certo que vamos agir com políticas públicas que sejam capazes de recuperar nossas capacidades, nossos potenciais. E precisamos, mais do que nunca, que as pessoas estejam alinhadas com esse mesmo propósito. A hora é de união.

Fotos de Rafael Nemitz e Márcio Brasil.

Siga o Blog no Facebook!

Já são 16 anos INFORMANDO VOCÊ!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Para notícias ou eventos, entre em contato!

Blog Rafael Nemitz é o novo parceiro do SBT RS

Blog Rafael Nemitz é o novo parceiro do SBT RS

Em 2025: Novo repórter do SBT no interior do RS

Em 2025: Novo repórter do SBT no interior do RS

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Thomás Fortes!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Cerimonial de Formatura Rede Municipal / Santiago!

Ocorrerá junto à 17ª Fecoarti em Santiago

Ocorrerá junto à 17ª Fecoarti em Santiago

Super Pet Bom Pra Cachorro

Super Pet Bom Pra Cachorro

Renegocie suas dívidas com a Prefeitura de Santiago!

Ponto Lanches, do Giovane!

APP de Mobilidade Urbana 287 Driver

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Avalie os motoristas do 287 Driver!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Caminhão Limpa Fossa do Zanga!

Cascão Gelateria e Cafeteria!

Lavô Santiago Centro

FECOARTI 2025!

FECOARTI 2025!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

Papelaria Ravari em Santiago!

MP Móveis Rústicos em Santiago

MP Móveis Rústicos em Santiago

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Seguro veicular para você viajar com segurança!

Dr. Benoní Rodrigues - Médico Cirurgião!

Neuropsicóloga Franciéle Scalcon!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

Dr. Ribeiro Filho - Advogado!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Damian Casa e Construção!

Damian Casa e Construção!

Cezimbra Imóveis

Cezimbra Imóveis
RUA VENÂNCIO AIRES 1299 / Fone: (55) 9.9963-2822

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias

Damian Center Lar