Com a queda das temperaturas, anunciando a estação do inverno, entramos no período mais crítico do ano quando se trata de doenças respiratórias, como é o caso da pneumonia, que é altamente contagiosa e que pode levar a sérias complicações, levando até à mortalidade.

Assim, manter a nossa imunidade em alta é um fator preponderante para manutenção da nossa saúde e, basta alguns cuidados simples, como uma boa alimentação, um repouso de 08 horas diárias de sono, evitar o stress e o sedentarismo, ajuda para que o nosso organismo trabalhe melhor.

Embora estes cuidados sejam importantes, em alguns casos, não são suficientes e precisamos nos prevenir com formas mais seguras e eficazes contra determinadas doenças, através da imunização, como é o caso da pneumonia.

A pneumonia atinge com maior incidência duas faixas etárias: a primeira infância e a terceira idade. Isto porque a imunidade em ambas faixas ou estão em desenvolvimento (crianças) ou debilitadas (idosos).


Conhecendo a pneumonia e seus sintomas

A pneumonia é uma inflamação que ataca os pulmões, atingindo os bronquíolos que são pequenos tubos que transportam o ar dos brônquios para os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa.

Existem mais de cem tipos de micróbios que podem provocar um quadro de pneumonia, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitos. Porém, na maioria dos casos, é causada por apenas 4 ou 5 tipos de bactérias ou vírus.

A pneumonia é a principal razão de morte por doenças infecciosas no mundo: foram 2,5 milhões de vítimas fatais em 2019. A cada 39 segundos – este é um número que assusta – uma criança morre desse problema no mundo, segundo dados do Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Os sintomas podem variar de acordo com o quadro clínico do paciente, a idade e o agente infeccioso. Os sintomas mais comuns ou típicos da doença, são a tosse com catarro e febre, embora possa ocorrer variações, alguns casos de pneumonia ocorre febre alta, outros com febre baixa e outros em que não há a presença da febre.

O mesmo ocorre com a tosse, que pode ter expectoração clara, esverdeada, amarelada e até com sangue, mas ela também pode não ter secreção alguma ou simplesmente não apresentar nenhum sinal de tosse.

Além dos sintomas já citados, pode ocorrer também dor no peito, falta de ar, dor de cabeça e no corpo, mal-estar e falta de apetite.

Os tipos de pneumonia

O que poucas pessoas desconhecem é que existem vários tipos de pneumonia, que variam de acordo com o agente causador e que nem todas são contagiosas.

A pneumonia causada por fungos e parasitos não são transmitidas de pessoa para pessoa, já as pneumonias virais são habitualmente contagiosas. As de origem bacteriana, não são contagiosas na maioria dos casos, mas existem algumas exceções.

A imunização que salva vidas

Conforme a maioria das doenças respiratórias, a transmissão ocorre em locais fechados e com grande aglomeração, através de espirros, tosse ou compartilhamento de objetos pessoais, como copos e talheres.

Além disso, mudanças bruscas nas temperaturas ou na umidade do ar podem desencadear a doença, assim como o fumo e as bebidas alcoólicas são fatores de risco.

Vacinas pneumocócicas

A bactéria mais associada aos casos de pneumonia que levam à morte é o pneumococo. Estas vacinas conhecidas como pneumocócicas, além da pneumonia combatem outras doenças graves causadas pela bactéria, como a meningite e otite.

No Brasil, existem dois tipos de vacinas pneumocócicas na rede privada: VPC-13 e VPP-23.

VPC-13

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC-13), previne cerca de 90% das doenças graves causadas por 13 sorotipos da bactéria. É usada principalmente na vacinação infantil, sendo indicada para crianças entre 2 meses e 6 anos.

Ela é recomendada para bebês em quatro doses: aos 2,4 e 6 meses de vida, com reforço entre 12 e 15 meses. Para crianças entre 1 e 2 anos não vacinadas anteriormente, são recomendadas duas doses com intervalo de dois meses. Já para crianças maiores de 2 anos, adolescentes e adultos não vacinados anteriormente ou com histórico incompleto, é indicado apenas uma dose.

Para os maiores de 50 anos é recomendado uma única dose e para os maiores de 60 anos recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

VPP-23

A vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente, atua como um complemento a VPC13, aumentando a gama de sorotipos de pneumococo que ela protege de 13 para 23. Atua como um “super reforço” à VPC13 para idosos e crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos imunodeprimidos (que possuem diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves, sem baço ou com funcionamento comprometido desse órgão e com problemas de imunidade).

O esquema vacinal recomendado é iniciar com a aplicação da vacina pneumocócica conjugada (VPC13) e aplicar uma dose de VPP23 seis a doze meses depois da dose da vacina conjugada, e outra dose de reforço cinco anos após a primeira dose de VPP23.


Agendamentos podem ser realizados pelos fones (55)3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898, ou na Pinheiro Machado 2519, bairro Centro em Santiago.

Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti, Vice Direção Técnica: Dr. Leonardo Franco.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias