Mais da metade (57%) dos executivos do agronegócio brasileiro está otimista com o crescimento da economia neste ano, revela a 25ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC, empresa de consultoria e auditoria. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, 1.º, mostra que outros 30% dos executivos do setor avaliam o risco de uma desaceleração em 2022, enquanto 13% projetam um cenário de estabilidade.

A confiança do agronegócio ficou levemente acima da média nacional, já que, considerando todos os setores da economia, 55% dos executivos apostam no crescimento da economia brasileira, 35% acreditam na desaceleração e 10% na estabilidade.

O levantamento da PwC sobre economia foi feito em 89 países e, considerando a média dos executivos globais (75% deles otimistas com a economia de seus países), o otimismo dos brasileiros não se sobressai. A PwC entrevistou mais de 4.400 CEOs nesses 89 países, sendo 4% destes do Brasil.

Na avaliação do sócio líder de Agronegócio da PwC Brasil, Maurício Moraes, a confiança maior do agronegócio em relação à economia brasileira na comparação com os executivos dos demais setores pode ser atribuída à boa performance e aos próprios resultados do setor em relação aos demais segmentos econômicos.

"Quando você está em setor que está com boa performance é mais natural que você seja mais otimista. Talvez o que impulsionou os executivos do setor a serem menos pessimistas em relação aos demais são os resultados positivos do agronegócio", disse Moraes. Moraes citou a alta produtividade das safras, os preços das commodities e o dólar forte ante o real.
Confiança na economia global segue alta

A pesquisa revelou também que os executivos do agronegócio brasileiro estão mais confiantes em relação à economia global. Questionados sobre o crescimento mundial, 77% dos CEOs do setor acreditam na aceleração da economia mundial – estável em relação à média de executivos do Brasil e do mundo.

"Estamos passando por um momento de instabilidade no País. Essa instabilidade que os executivos enxergam faz com eles tenham menos otimismo com o crescimento da economia local que com o da mundial", afirmou Moraes.

Em relação às próprias empresas, 74% dos líderes do agronegócio ouvidos na pesquisa estão extremamente ou muito confiantes de que as receitas tendem a crescer neste ano. Outros 17% estão moderadamente confiantes, 3% ligeiramente confiantes e 7% não acreditam no crescimento da receita.

A confiança é superior à média dos líderes brasileiros, de 63%, e do mundo, de 56%. Para os próximos três anos, 80% dos executivos do agronegócio apostam no aumento na receita das suas empresas, ante 73% da média nacional e 64% do mundo. "O agronegócio vinha crescendo e os CEOs acreditam na continuidade do crescimento", apontou Moraes.

Os executivos do agronegócio brasileiro citaram Estados Unidos e China como os mercados mais importantes na perspectiva de crescimento das suas empresas. Do total de entrevistados, 63% mencionaram o mercado norte-americano e 60% mencionaram o mercado chinês. Alemanha (23%), Índia (20%) e Argentina (17%) também foram citados pelos CEOs do setor. Para os demais executivos nacionais, os Estados Unidos aparecem com 50% na relevância para o faturamento das empresas e a China em 34% das respostas.

Com informações do Estadão e foto de Dida Sampaio/Estadão.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias