Fibromialgia: Conceituado especialista atende na próxima semana em Santiago Postado sexta-feira, 22 de julho de 2022 ás 07:42
Durante décadas, pacientes com fibromialgia visitaram consultórios de diferentes especialidades procurando alívio para suas dores. Questionados sobre o local da dor, era comum a resposta “pergunte-me onde não dói”. Os exames, entretanto, não revelavam nada: nenhuma lesão muscular, nenhuma inflamação. O paciente peregrinava de médico para médico até, enfim, chegar a um psicólogo, às vezes convencido de que a dor só existia na sua imaginação.
O cérebro de quem tem fibromialgia processaria a dor de maneira exagerada. Estima-se que uma pressão de até quatro quilos não provoque dor na maioria das pessoas, mas bem menos que isso já é suficiente para disparar dor intensa em quem tem a doença.
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações.
Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas.
CAUSAS DA FIBROMIALGIA
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
SINTOMAS DA FIBROMIALGIA
• Dor generalizada e recidivante;
• Fadiga;
• Falta de disposição e energia;
• Alterações do sono que é pouco reparador;
• Síndrome do cólon irritável;
• Sensibilidade durante a micção;
• Cefaleia;
• Distúrbios emocionais e psicológicos.
Em geral, o primeiro indício de fibromialgia é uma dor localizada que persiste e, com o tempo, evolui e se alastra para tornar-se difusa, assemelhando-se à dor que toma o corpo todo após uma gripe forte. Normalmente a dor surge sem motivo, mas às vezes pode ser desengatilhada por traumas psicológicos, físicos, como uma lesão provocada por um acidente de carro, ou infecções.
DIAGNÓSTICO DA FIBROMIALGIA
Os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:
a) Dor por mais de três meses em todo o corpo.
b) Presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).
Deve-se salientar que muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico da doença é feito e o tratamento iniciado. (Fonte: Drauzio Varella,Uol.)
Atenderá em Santiago, no dia 26 de Julho o renomado Médico Reumatologista Dr. Manuel Rocha Crossetti (CRM 36807). Ele é reconhecido regionalmente por ser um dos melhores especialistas de toda a região Oeste Gaúcha.
Com um currículo repleto de inúmeras especializações, participa de congressos internacionais de reumatologia na Europa e nos Estados Unidos. É o responsável pelo Centro de Reumatologia de Santa Maria. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização em Reumatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuí mestrado em Medicina Interna, com área de concentração em Clínica Médica (Reumatologia).
Descontos para Ipê, Fusex, Sindicatos, Cauzzo, Unimed, Pronto Saúde e Secretárias de Saúde.
Agendamento de consultas pelo Fone (55) 3251-2166 e WhatsApp (55) 9.9948-0898 ou na Pinheiro Machado, 2519, no Centro de Santiago.
Clínica Life, estabelecimento médico inscrito no CREMERS sob CRM n° 10.186. Direção Técnica: Dr. Manuel R. Crossetti (CRM: n° 36.807).
Postar um comentário