O exame mais aguardado pela sociedade gaúcha e que poderia responder sobre a morte de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, foi revelado nesta segunda-feira, 29 de agosto. Em coletiva realizada pela Secretaria de Segurança Pública, a perícia apontou que Gabriel morreu em decorrência de golpe (ou golpes) por objeto contundente, o que causou hemorragia interna na região cervical. Ele também apresentava marcas no pescoço.

O laudo foi apresentado na manhã desta segunda pela cúpula da SSP. Não há indício algum de afogamento, frisou também a diretora-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser. A coletiva teve a participação do secretário da Segurança, Vanius Cesar Santarosa, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser, o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Júlio César de Melo, convocado de última hora por conta da gravidade da informação.

Segundo a diretora do IGP, Gabriel já estaria morto quando foi deixado nas proximidades do açude ou dentro dele, descartando morte por afogamento. Os resultados da perícia confirmam que a Polícia Civil já havia reunido na investigação do caso e que levou ao pedido de prisão dos policiais militares envolvidos na abordagem ao jovem por homicídio duplamente qualificado.

O comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Feoli, foi enfático ao dizer que os policiais mentiram o tempo todo e que deverão ser punidos com o desligamento dos quadros da corporação (expulsão), no momento protocolar do inquérito. Eles responderão por vários crimes, como falsidade ideológica, ocultação de cadáver e outras condutas transgressionais da corporação, consideradas inadmissíveis conforme regulamento disciplinar. O Inquérito Policial Militar deverá ser concluído nesta segunda e o inquérito da Polícia Civil, até quinta-feira, 1º de setembro.
 


RELEMBRE O CASO 

Na noite de 12 de agosto, Gabriel, que tinha se mudado apenas 15 dias para São Gabriel para realizar exames para o serviço militar, foi abordado por três policiais militares - identificados depois como os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima e o segundo-sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen - após serem chamados por uma moradora da rua 7 de Setembro, que alegou que o jovem teria tentado invadir sua residência. Naquela noite, ele tomou chimarrão com o tio e depois, foi comprar bebidas em uma conveniência nas proximidades e possivelmente, se perdeu.

Na ocorrência, os policiais haviam registrado que revistaram Gabriel e o liberaram. Com o sumiço, foram ouvidos em inquérito policial militar e admitiram ter levado o jovem para a localidade de Lava Pé. Alegando inocência, as defesas disseram que foi ele quem pediu para ser deixado naquele local, pois estaria procurando a casa de familiares. Testemunhas afirmaram que ele foi agredido antes de ser colocado na viatura, com tapas e cassetadas. 

No último dia 23, a juíza Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal de São Gabriel, decretou a prisão preventiva do trio, pedida pela Polícia Civil. Após buscas da família, começaram a ser feitas buscas pelas forças policiais e em 19 de agosto, o corpo de Gabriel foi localizado no açude próximo à Cerealista Taschetto, na localidade do Lavapé. Ele veio a ser sepultado em 21 de agosto, sob forte comoção, homenagens e protestos por justiça.

As informações são do site Caderno 7, de São Gabriel.
A foto da coletiva de imprensa é do Twitter do jornalista Eduardo Matos de GaúchaZH. A foto de Gabriel é do arquivo da família do jovem.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias