O exame mais aguardado pela sociedade gaúcha e que poderia responder sobre a morte de Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, foi revelado nesta segunda-feira, 29 de agosto. Em coletiva realizada pela Secretaria de Segurança Pública, a perícia apontou que Gabriel morreu em decorrência de golpe (ou golpes) por objeto contundente, o que causou hemorragia interna na região cervical. Ele também apresentava marcas no pescoço.

O laudo foi apresentado na manhã desta segunda pela cúpula da SSP. Não há indício algum de afogamento, frisou também a diretora-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser. A coletiva teve a participação do secretário da Segurança, Vanius Cesar Santarosa, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena Kuser, o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Júlio César de Melo, convocado de última hora por conta da gravidade da informação.

Segundo a diretora do IGP, Gabriel já estaria morto quando foi deixado nas proximidades do açude ou dentro dele, descartando morte por afogamento. Os resultados da perícia confirmam que a Polícia Civil já havia reunido na investigação do caso e que levou ao pedido de prisão dos policiais militares envolvidos na abordagem ao jovem por homicídio duplamente qualificado.

O comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Feoli, foi enfático ao dizer que os policiais mentiram o tempo todo e que deverão ser punidos com o desligamento dos quadros da corporação (expulsão), no momento protocolar do inquérito. Eles responderão por vários crimes, como falsidade ideológica, ocultação de cadáver e outras condutas transgressionais da corporação, consideradas inadmissíveis conforme regulamento disciplinar. O Inquérito Policial Militar deverá ser concluído nesta segunda e o inquérito da Polícia Civil, até quinta-feira, 1º de setembro.
 


RELEMBRE O CASO 

Na noite de 12 de agosto, Gabriel, que tinha se mudado apenas 15 dias para São Gabriel para realizar exames para o serviço militar, foi abordado por três policiais militares - identificados depois como os soldados Raul Veras Pedroso e Cléber Renato Ramos de Lima e o segundo-sargento Arleu Júnior Cardoso Jacobsen - após serem chamados por uma moradora da rua 7 de Setembro, que alegou que o jovem teria tentado invadir sua residência. Naquela noite, ele tomou chimarrão com o tio e depois, foi comprar bebidas em uma conveniência nas proximidades e possivelmente, se perdeu.

Na ocorrência, os policiais haviam registrado que revistaram Gabriel e o liberaram. Com o sumiço, foram ouvidos em inquérito policial militar e admitiram ter levado o jovem para a localidade de Lava Pé. Alegando inocência, as defesas disseram que foi ele quem pediu para ser deixado naquele local, pois estaria procurando a casa de familiares. Testemunhas afirmaram que ele foi agredido antes de ser colocado na viatura, com tapas e cassetadas. 

No último dia 23, a juíza Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal de São Gabriel, decretou a prisão preventiva do trio, pedida pela Polícia Civil. Após buscas da família, começaram a ser feitas buscas pelas forças policiais e em 19 de agosto, o corpo de Gabriel foi localizado no açude próximo à Cerealista Taschetto, na localidade do Lavapé. Ele veio a ser sepultado em 21 de agosto, sob forte comoção, homenagens e protestos por justiça.

As informações são do site Caderno 7, de São Gabriel.
A foto da coletiva de imprensa é do Twitter do jornalista Eduardo Matos de GaúchaZH. A foto de Gabriel é do arquivo da família do jovem.

Siga o Blog no Facebook!

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Advocacia de Qualidade!

Advocacia de Qualidade!

Novidade em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

Sorrifácil Santiago

Restaurante Cantina Damian!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Chilli Beans no Calçadão de Santiago!

Ucha Leilões!

Prioridade 10: Tito Beccon (Centro de Santiago)

Filtro de ar Esterilix!

Filtro de ar Esterilix!

Registre Sua Marca!

BEAGÁ Aulas Particulares!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Saborosa novidade em Santiago!

Saborosa novidade em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

Zequinha Galetos, Costela e Maionese

3e Gestão de Pessoas

Churrascaria Prodócimo

Churrascaria Prodócimo

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Novidade Médica em Santiago

Novidade Médica em Santiago

Clínica Life!

Clínica Life!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Imembuí Microfinanças

Guia Santiago!

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias