Santiago registra 54 tentativas e 5 suicídios em 2022. Como prevenir? Postado domingo, 4 de setembro de 2022 ás 22:25
Neste fim de semana, equipes de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visitaram bares e restaurantes, à noite, levando informações sobre as formas de prevenção. Um dos locais visitados pela "Blitz da Saúde Mental" foi a Cantina Damian, na Bento Gonçalves, no Centro.
Conforme a psicológa Cristiane Copetti de Lima, coordenadora dos serviços de Saúde Mental da SMS, em entrevista no programa Rafael Nemitz no Ar na Rádio Nova Pauta 100.7, o município teve, até 31 de agosto de 2022, 54 tentativas de suicídio. A maioria deles se deu por uso excessivo de medicamentos e com mulheres. Homens, por sua vez, acabam consumando o ato.
A faixa etária com mais casos é dos 20 aos 29 anos, mas, segundo Cristiane, há uma grande preocupação em relação aos adolescentes. Eles, em grande maioria, cometem auto-lesões no corpo, mais de uma vez, por inúmeros fatores. Por isso um trabalho amplo está sendo realizado nas escolas municipais, estaduais e privadas visando a conscientização dos estudantes.
Em relação a casos consumados, de 1º de janeiro a 31 de agosto foram 5 ocorrências. São quatro homens de 20, 54, 60 e 85 anos e uma mulher de 45 anos. A forma utilizada não é divulgada para não incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Sinais de alerta do suicídio
– raiva, descontrole, desejo de vingança;
– agir de forma imprudente ou se envolver em atividades de risco, aparentemente sem pensar;
– sentir-se preso, como se não houvesse saída;
– aumento do uso de álcool ou drogas;
– afastar-se de amigos, família e sociedade;
– ansiedade, agitação, incapacidade de dormir ou dormir o tempo todo;
– mudanças drásticas de humor;
– alguém ameaçando se machucar ou se matar ou falando em querer morrer;
– alguém procurando maneiras de se matar, em busca de armas ou outros itens letais;
– alguém falando ou escrevendo sobre morte ou suicídio.
– Saiba reconhecer os sinais;
– Saiba como ajudar;
– Faça do bem-estar mental uma prioridade em sua vida;
– Saiba que existe ajuda e que a recuperação é possível;
– Dissemine esses cinco passos para outras cinco pessoas!
Onde procurar ajuda
O Centro de Valorização à Vida (CVV) atende 24h via ligação gratuita para o telefone 188. Além disso, Santiago dispõe de serviços de atendimento especializado nos ESF's, CAPS AD e CAPS I Nossa Casa e na Clínica Soneto. A Secretaria Municipal da Saúde, na Rua Dr. Rivota, também pode ser procurada. Fique atento aos sinais, a grande maioria relacionada a isolamento ou mudanças de humor e de hábitos. Não deixe de procurar por ajuda, afinal, como diz o lema da campanha, em Santiago, "A Vida É a Melhor Escolha".
A Clínica Soneto atende no telefone 3249-9916, o CAPS AD no 3249-9977, o CAPS 1 Nossa Casa no 3249-9988.
Postar um comentário