A região presente na largada dos Festejos Farroupilhas 2023 em Cristal Postado domingo, 20 de agosto de 2023 ás 22:05
O evento ocorreu em frente à casa onde viveu o general Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos.
Neste sábado, 19, ocorreu a celebração dos Festejos Farroupilhas 2023 em Cristal, quando ocorreu o acendimento da Chama Crioula.
A cerimônia, conhecida como a 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, homenageou duas mulheres: Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-RS) e Maria Luiza Benitez, cantora, compositora, radialista e patrona dos Festejos Farroupilhas.
Esse foi um evento de grande público, com delegações também da região que foram honrar suas obrigações no âmbito do tradicionalismo. Destaca-se a presença de prefeitos, como no caso de Paulo Renato Cortelini, de São Francisco de Assis, além do superintendente da Famurs, Paulinho Salbego, que representou o presidente Luciano Orci, que estava em Santiago. O vereador João Alberto Ferreira de Lima, presidente do Legislativo sangtiaguense, também estava na cerimônia.
Segundo o MTG, essa tradição anual desde 1947 simboliza a coragem, a união das pessoas e o sentimento de pertencimento à cultura tradicionalista.
A chama deve ser levada a todas as cidades antes do dia 20 de setembro, considerado o auge do tradicionalismo e a data em que o fogo é apagado.
A jornada da chama...
...é feita a cavalo por distâncias superiores a 500 quilômetros para alcançar cidades no Noroeste, Norte e Fronteira Oeste do estado. Eles avançam cerca de 30 a 40 quilômetros por dia, acompanhados por uma equipe de apoio que planeja a viagem, estabelece acampamentos e prepara refeições. Caso a chama se apague durante o trajeto, há um lampião com fogo nos veículos de apoio para reacendê-la.
Postar um comentário