Argentina: Calor de 53ºC, tempestades, ruas e estradas alagadas Postado quinta-feira, 14 de março de 2024 ás 05:05
A Argentina segue com calor extremo em várias províncias enquanto chuva e temporais assolam o Centro do país com inundações. As informações são da MetSul Meteorologia.
A Argentina teve uma quarta-feira de calor extremo novamente em diversas províncias com temperaturas acima de 40ºC e sensação térmica superando 50ºC enquanto a chuva alagava uma das principais estradas do país, que liga a capital Buenos Aires a cidade de Rosário.
Dados do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina indicavam que a temperatura em Rivadavia, na província de Salta, atingia 43ºC às 15h. No mesmo horário, a sensação térmica pela alta temperatura e a umidade era de 52,8ºC em Reconquista (Santa Fé); 48,3ºC em Sunchales (Santa Fé); 47,4ºC em Ceres (Santa Fé); e 46,9ºC em Resistencia (Chaco) e Mercedes (Corrientes).
Enquanto áreas da província de Santa Fé sofriam com calor extremo e sensação de até 53ºC, mais ao Sul da mesma província experimentavam chuva intensa com temporais, o que levou à inundação de trecho da autopista Rosário-Buenos Aires, uma das mais importantes da Argentina por ligar duas das mais populosas cidades do país.
As intensas chuvas que caíram na madrugada desta quarta-feira causaram complicações em vários pontos da cidade mas também em setores importantes da região. Um dos pontos afetados foi a rodovia Rosário-Buenos Aires, que apresentou inundações significativas em um de seus trechos e complicou o trânsito normalmente intenso naquela artéria. Cerca de 200 milímetros de água caíram na área apenas nas primeiras horas da manhã, o que contribuiu para a inundação. Uma célula de tempestade com chuva intensa era vista nas imagens de satélite no começo da quarta justamente na área de San Nicolás, onde se produziu a inundação.
Na noite de terça-feira, uma forte tempestade de granizo atingiu diversos pontos da cidade de Rosário, causando medo entre as pessoas que estavam nas ruas. O temporal em Rosário veio ainda com uma grande tempestade elétrica com altíssima frequência de raios que cortavam o céu da cidade argentina.
O temporal na cidade de Rosário com chuva intensa, granizo e vento causou uma série de transtornos como falta de luz, queda de árvores e alagamentos. Aulas foram suspensas em algumas escolas.
Postar um comentário