Temporais avançando com chuva forte e ventos em torno de 100 km/h no RS Postado quinta-feira, 4 de abril de 2024 ás 00:46
Linha de instabilidade na dianteira de uma frente fria, com chuva forte e temporais, ingressava na noite desta quarta-feira pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, em mais um episódio de tempo severo no estado, assim como era projetado por modelos numéricos e antecipado pela MetSul Meteorologia.
Boletim das 20h desta quarta do Aeroporto Comandante Kraemer, de Bagé, reportou rajada de vento de 96 km/h. Já a estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade da Campanha registrou rajadas de vento de 25,5 m/s (92 km/h) entre 20h e 21h. Em Livramento, a estação oficial indicou vento de 79 km/h.
Além de vento e muitos raios, a instabilidade alcançou o Oeste e o Sul com chuva forte a intensa em diferentes pontos. Os acumulados na rede oficiais até às 21h eram de 28 mm em Dom Pedrito, 23 mm em Uruguaiana e 22 mm em Bagé.
Levantamento da MetSul mostra que o número de raios registrados pelo sensor GLM do GOES-16 até 21h atingiam 4.372 em Dom Pedrito, 3.048 em Quaraí, 3.025 em Livramento, 2.420 em Uruguaiana, 2.071 em Barra do Quaraí, 1.854 em Bagé e 1.153 em Aceguá.
De acordo com alerta da MetSul Meteorologia, o Oeste e o Sul gaúcho são as áreas do Rio Grande do Sul de maior risco de tempo severo isolado nesta noite de quarta e nas primeiras horas da quinta com muitos raios, chuva localmente forte a intensa e ainda a possibilidade de temporais isolados de vento forte e granizo.
A chuva avança nesta quinta para a maioria das regiões gaúchas, mas a instabilidade perderá organização ao se deslocar pelo estado. Por isso, a chuva será irregular, a ponto de não atingir todas as cidades. Pode chover apenas na sexta em diferentes locais da Metade Norte gaúcha, especialmente os próximos de Santa Catarina.
É o mesmo motivo para se afirmar que não se antevê cenário como o do dia 21 de março, quando temporais com vendavais atingiram todas as regiões na passagem de frente fria. Ocorrências de tempo severo serão mais pontuais e localizadas nesta quinta com maior risco no Oeste, Centro e Sul, especialmente durante a primeira metade do dia.
Na sexta, a instabilidade ainda afeta o estado em parte do dia, sobretudo área do Centro e da Metade Norte, enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril. A trégua da chuva, porém, será breve. A previsão da MetSul indica que parte do estado voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados. Porto Alegre é uma das cidades que podem ter chuva forte no domingo.
Com informações da MetSul Meteorologia.
Postar um comentário