Artigo da médica psiquiatra Drª Karine Peixoto: Melatonina X Remédio para dormir! Postado domingo, 22 de dezembro de 2024 ás 21:39
O British Journal of Medicine publicou um artigo com dados alarmantes sobre o uso de Benzodiazepinicos (remedinhos para dormir): dos 8980 idosos acompanhados por 6 anos em um estudo em Quebec, aqueles que utilizaram benzodiazepinicos por mais de 3 meses consecutivos tiveram de 43% a 51% mais representatividade na presença de Alzheimer, ou seja, o risco aumentado de desenvolver Alzheimer foi mais alto nesta população.
E que sabemos sobre a melatonina?
Todos os seres vivos, animais e vegetais produzem melatonina!
Regulador do ciclo do sono e vigília, com doses calculadas podemos promover um sono eficiente e regenerador.
Um hormônio mais do que importante, fundamental nos dias de hoje devido a este surto de cortisol que vemos no dia a dia.
Até mesmo estudos Brasileiros apontam: Melatonina melhora os receptores GLUT 4 nas células, ou seja, reduz a resistência a insulina. Traduzindo: ajuda no emagrecimento, na infertilidade, nas enxaquecas, na depressão, no deficit de atenção!
Os níveis de Melatonina podem influenciar os processos fisiológicos e neoplásicos do sistema reprodutor.
Sabe-se que mulheres com câncer têm níveis de melatonina muito abaixo do normal, entretanto níveis de melatonina elevados foram encontrados em distúrbios endócrinos como a síndrome dos ovários policísticos o que poderia explicar a tendência depressiva das portadoras da síndrome, uma vez que níveis muito altos de melatonina estressam os receptores de serotonina nos neuronios.
Pense bem antes de usar medicamentos para dormir!
Você tem dificuldades para dormir?
A Dr.ª Karine Peixoto pode te ajudar. A médica tem 25 anos de atuação dedicada à Medicina, tendo especializações em Saúde Mental e destacando-se por um atendimento humanizado.
Atendimentos em Santiago e Jaguari, inclusive sábados e feriados. Agendamento de consultas e mais informações sobre tratamentos pelos telefones (55) 3251-2933 ou pelo WhatsApp (55) 9.9981-2397.
Postar um comentário