Verão começou neste sábado: estação traz calor e menos chuva! Postado sábado, 21 de dezembro de 2024 ás 19:01
Verão terá menos chuvas, dias mais longos e mais calor.
Começou no Brasil mais um verão. Das 6h21 de 21 de dezembro de 2024 às 6h02 de 20 de março de 2025, o país deve ter menos chuvas, dias mais longos e mais calor durante a estação.
Diferente do último verão, que foi bastante impactado pelo fenômeno El Niño – aquecimento anormal das águas do Pacífico – e, consequentemente, por ondas de calor, a estação, desta vez, não será afetada por essa condição, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com a tendência de resfriamento do Oceano Pacífico, o Inmet indica a probabilidade de 60% para que as condições da La Niña se desenvolvam durante o primeiro trimestre de 2025. Apesar disso, a tendência é que o fenômeno, responsável por chuvas fortes no Norte e Nordeste e por secas no Sul, não dure muito e chegue ao fim ainda em abril.
Outra condição que pode influenciar o verão é a formação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que funciona como um corredor de nuvens que circula sobre o país. Na prática, a ZCIT é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas no norte das regiões Nordeste e Norte. Com a sua formação em uma posição diferente do comum, a condição climática pode comprometer a regularidade de chuvas nessas regiões.
Chuva
No verão, a maioria das regiões do país recebe volumes de chuva superiores a 400 mm – equivalente a 400 litros de água por metro quadrado. De acordo com o prognóstico climático do Inmet para a estação de 2024/2025, algumas regiões do Brasil devem apresentar volumes de chuva abaixo da média entre janeiro e março de 2025. Há, também, áreas onde se espera chuva próxima ou acima da média.
Regiões com previsão de chuvas abaixo da média:
Norte: o Tocantins e o centro-oeste de Rondônia devem ter chuvas abaixo da média;
Nordeste: a maior parte da região, especialmente Pernambuco, Paraíba e Alagoas, terá chuvas abaixo da média;
Centro-Oeste: a maior parte da região deve ter chuvas próximas ou abaixo da média;
Sudeste: a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média em toda a região;
Sul: a maior parte da região deve ter chuvas abaixo da média.
Regiões com previsão de chuvas próximas ou acima da média:
Norte: Acre, Roraima, Amapá, Pará, Amazonas e sul de Rondônia devem ter chuvas próximas ou acima da média;
Nordeste: Maranhão e Piauí podem apresentar chuvas acima da média;
Centro-Oeste: o oeste do Mato Grosso deve ter totais de chuva próximos ou ligeiramente acima da média;
Sul: o leste do Paraná – São Paulo e Santa Catarina – e o nordeste de Santa Catarina podem ter totais de chuva próximos da média.
Calor
Ainda segundo o prognóstico do Inmet, o Brasil deve ter temperaturas acima da média em praticamente todo o país durante o verão. Em algumas áreas, os valores podem ultrapassar em 0,5°C ou mais a média histórica do período. No Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba, Pernambuco e em grande parte da Bahia, as temperaturas poderão ficar mais de 1°C acima da média.
Naquelas regiões com tendência de mais chuva durante a estação, as temperaturas elevadas, juntamente com a alta umidade, podem intensificar a sensação de calor e desconforto.
Com informações do site Metrópoles.
Postar um comentário