Drª Karine Peixoto recebeu Honra ao Mérito por trabalho voluntário no RS Postado quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 ás 12:22
Durante a pandemia de COVID-19, a médica psiquiatra Drª Karine Peixoto, de Santiago, teve a honra de ser convidada por um grupo de médicos para integrar uma força-tarefa humanitária que mobilizou 122 voluntários dedicados ao atendimento remoto por telemedicina. A iniciativa impactou mais de 12 mil famílias brasileiras, beneficiando direta e indiretamente centenas de milhares de pessoas em um dos momentos mais desafiadores da nossa história recente.
Recentemente, a médica também dedicou seus conheximentos e experiência aos esforços voluntários para atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, psicanalistas, enfermeiros, assistentes sociais, veterinários, advogados, entre outros profissionais, contando com o envolvimento de especialistas de suporte.
- "Passamos por um momento de pós-guerra e, mesmo que sejamos fortes, no íntimo eu estava fragilizada, e meu ato voluntário também foi um conforto em meio à dor. Não se tratava apenas de mais uma consulta ou somente um atendimento gratuito e de fácil acesso. Foi um momento muito difícil!", descatou Karine.
O SOS Saúde RS, nos 143 munícipios, inclusive, a capital Porto Alegre, atendeu há mais de 6 mil pessoas e familiares, reunindo mais de 2 mil profissionais de saúde para os devidos cuidados que a ocasião exigia.
- "Foram meses de dedicação a atendimentos médicos de qualidade, além de estudos, aperfeiçoamento, lives e discussões de casos. Não medimos esforços para atender com qualidade o maior numero de vitimados da trágica história do nosso Estado, que se construiu cheia de traumas, dores e sequelas irreparáveis. Em meio a este tempo de voluntariado, em nenhum momento deixei da minha rotina diária. Para mim, ter participado do SOS Saúde RS não se trata de dever cumprido, e sim do sentimento de plenitude do humanismo. É sobre este ponto de vista que me enxergo e com a emoção da gratidão e de afinidade com todos os envolvidos", enfatiza.
A médica destaca toda gratidão e aprendizado vivenciados durante as atividades de voluntariado: "Como voluntária, nutri, durante todo o período das dificuldades advindas da tragédia climática, a oportunidade única de exercer a nobre causa humanitária, da empatia e do bem-estar do próximo. Esse reconhecimento foi sentido no olhar de esperança e fé que cada paciente e família que atendi lançava a mim."
- "Sei que o voluntariado nunca é o “perfeito", pois eu mesma estou muito longe disso: faço apenas o melhor que posso, mas não abro mão do direito de sonhar com um voluntariado que seja glória e êxtase pela condição humana que me cabe, momento de felicidade e de realização não permutável por nada neste mundo. Isso me torna um ser em construção, enamorada da vida humana e dos sonhos mais dignos, entre os quais está o de servir ao Bem, e servir voluntariamente", reforçou a médica.
"Nosso grupo atende até hoje pacientes em situação de vulnerabilidade, através de atendimentos on-line, das 7 às 23 horas, de segunda a segunda."
Drª Karine Peixoto conclui: "Ter participado desta ação reafirma meu compromisso com a saúde humanitária e meu propósito de oferecer cuidado, alívio de sofrimentos e assistência, especialmente, em situações de vulnerabilidade".
Certificado de Honra ao Mérito
Por todo empenho durante esses delicados momentos que fragilizaram o território gaúcho, mais recentemente às enchentes que devastaram parte do nosso Estado, a médica santiaguense recebeu CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO do projeto SOS Rio Grande do Sul, momento que lhe rendeu muita emoção e que hoje ela compartilha com os leitores do Blog Rafael Nemitz.
Atendimento
Com 26 anos dedicados à medicina, à Drª Karine atende em seu consultório em Santiago, na Pronto Clínica (Rua Tito Beccon, 1557), no Centro, com horários diferenciados que incluem sábados e feriados.
Agendamento de consultas e mais informações sobre tratamentos pelos telefones (55) 3251-2933 ou pelo WhatsApp (55) 9.9981-2397.
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Carl Jung)
Postar um comentário