Brigada Militar prende homem por pesca ilegal de Dourados em São Borja Postado quinta-feira, 20 de março de 2025 ás 12:49
A Brigada Militar, por meio do 2º Batalhão Ambiental, prendeu um homem por pesca ilegal de Dourado (Salminus brasiliensis) na localidade de Rincão de Santana, interior de São Borja, nesta terça-feira (19). A captura da espécie é proibida pela legislação federal vigente.
Durante fiscalização preventiva, policiais encontraram três pessoas acampadas às margens do Rio Uruguai. Ao averiguar uma caixa de isopor, foram identificados sete peixes da espécie dourado, totalizando 22,81 kg. Além disso, também foram encontrados 20 peixes da espécie piava (28,6 kg), três grumatãs (3,4 kg) e 12 cascudos (13,5 kg).
No local, os agentes apreenderam 12 redes de pesca, somando 395 metros, incluindo uma de malha 5, considerada predatória para a bacia do Rio Uruguai. Também foram recolhidas uma embarcação de alumínio com motor, uma rede de pesca molhada e duas varas de pesca – uma com molinete e outra com carretilha.
O responsável pelo material assumiu a autoria da pesca ilegal e não apresentou documentação que autorizasse a atividade. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, juntamente com as testemunhas, onde foi autuado conforme o artigo 34 da Lei nº 9.605/98.
A Vigilância Sanitária Municipal compareceu ao local para avaliação do pescado, decidindo pela incineração dos peixes através de laudo técnico.
Com informações do Site SBNews.
Poisé, mas no mesmo rio Uruguai o Argentino pesca o mesmo peixe que aqui é proibido e esfrega na cara do brasileiro porque eles podem pescar, o oque e pra um deveria ser para ambos.
Nemitz, levanta a lebre deste assunto brasil não pode pescar o peixe dourado e os argentinos podem, sendo que e no mesmo rio..