Santiago sofre com acumulado de chuvas Postado terça-feira, 20 de maio de 2025 ás 17:08
Volume acima da média para o mês agrava alagamentos, danifica estradas e exige ações emergenciais da Defesa Civil.
O município de Santiago tem enfrentado, desde 08 de maio, um dos períodos mais chuvosos do ano, com acumulado de precipitação que deve superar os 200 milímetros em diversas regiões da cidade. O volume é significativamente superior à média histórica para o mês, que gira em torno de 130 mm, e tem causado alagamentos, danos à infraestrutura urbana e rural, além de transtornos à residências e negócios da população.
De acordo com dados coletados pela estação meteorológica do aeroporto municipal, e pela Defesa Civil, o maior volume de chuvas foi registrado nos dias 09 e 18 de maio, com destaque para o dia 18, quando um temporal com mais de 40 mm de chuva em poucas horas e ventos acima de 60 km/h causou destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica em diversos bairros.
Durante o período, bairros como Centro, Missões, Vila Rica, Ana Bonato e Santiago Pompeu enfrentaram pontos críticos de alagamento. Em algumas localidades da zona rural, como Ernesto Alves e Rincão dos Vianas, a situação foi agravada pela dificuldade de acesso.
Os próximos dias devem ser de ainda mais chuvas, temporais, ventania e granizo, o alerta segue vigente até final do mês, caso necessário, entre em contato com a Defesa Civil, que segue em alerta de novos episódios. O solo encharcado e o risco de novas pancadas mantém a atenção redobrada em áreas suscetíveis.
Postar um comentário