Semana será marcada por madrugadas geladas e geada no Sul do Brasil Postado domingo, 14 de junho de 2026 ás 12:49
Uma massa de ar polar avançará sobre o Sul do Brasil ao longo dos próximos dias, provocando uma sequência de madrugadas e amanheceres muito frios e favorecendo a ocorrência de geada em diversas áreas da região. As temperaturas previstas estão entre as mais baixas registradas desde a segunda quinzena de maio.
O núcleo mais frio dessa massa de ar deve atingir a região a partir de segunda-feira (15), mantendo o frio intenso até pelo menos quinta-feira (18). Durante esse período, várias cidades gaúchas poderão registrar temperaturas próximas de 0°C ou negativas ao amanhecer. Em Santa Catarina e no Paraná também são esperadas mínimas abaixo de zero, especialmente nas áreas mais elevadas.
Onde o frio será mais intenso
Nos Campos de Cima da Serra e em baixadas do Planalto, as mínimas poderão ficar entre -3°C e -4°C, com possibilidade de valores ainda menores em pontos isolados. Na região de São José dos Ausentes, os termômetros podem registrar até -5°C.
Já no Planalto Sul Catarinense, algumas localidades poderão ter temperaturas entre -4°C e -6°C durante as madrugadas mais frias da semana.
A Serra do Sudeste também merece atenção. Em municípios da região, como Pinheiro Machado, não se descarta a ocorrência de mínimas entre -3°C e -5°C.
Porto Alegre e Região Metropolitana
A capital gaúcha também deverá sentir os efeitos da massa de ar frio. As madrugadas mais geladas estão previstas para terça e quarta-feira, quando as temperaturas poderão ficar entre 3°C e 5°C nos bairros mais frio (Sul e Leste). Já nos municípios da Região Metropolitana, os termômetros poderão marcar entre 2°C e 4°C apenas.
As condições atmosféricas serão favoráveis à formação de geada em amplas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, devendo ocorrer de forma moderada a forte.
Entre a quinta e a sexta, um novo sistema de baixa pressão avança a partir do Oeste do Rio Grande do Sul, traz de volta a chuva, e interrompe a sequência de frio intenso.
Com informações da BaroClima Meteorologia.

Postar um comentário