Aleitamento materno é incentivado pelo CMI no Agosto Dourado! Postado quarta-feira, 3 de agosto de 2022 ás 00:02
O Centro Materno Infantil está divulgando a campanha "Agosto Dourado" que estimula e valoriza o aleitamento materno. Esse é o melhor alimento para os recém-nascidos e é recomendável que nos seis primeiros meses seja o único alimento dos bebês. Conforme a coordenadora do Centro Materno, Rosângela Cardoso Melo, o leite materno oferece todos os nutrientes que a criança precisa, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. O leite também protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Pode reduzir o risco de hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.
A cor dourada foi escolhida em razão do padrão ouro de qualidade do leite materno. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é considerada a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil – estatísticas mostram ser capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças com menos de cinco anos.
Com texto e foto do site da Prefeitura de Santiago.
Postar um comentário