Além de granizo, forte temporal fez caminhão tombar no RS Postado terça-feira, 16 de agosto de 2022 ás 00:29

 

Os temporais registrados entre o final da tarde e início da noite desta segunda-feira (15) causaram estragos e assustaram moradores de diferentes cidades do RS. Um dos municípios com situação mais crítica é em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde chuva de granizo foi registrada e fez estragos.

No município, o granizo começou no final da tarde e, conforme moradores, atingiram vários bairros da cidade. A Defesa Civil Municipal ainda não tem balanço dos estragos, mas confirma o recebimento de várias ligações solicitando auxílio com lonas. Já a Defesa Civil Estadual confirmou que já estão sendo encaminhadas lonas e cobertores para Rio Pardo.

O prefeito do município, Rogério Monteiro, confirmou a GZH que praticamente metade da cidade foi atingida pela chuva de granizo. Segundo ele, a Defesa Civil do município montou um posto no Batalhão do Corpo de Bombeiros para atender todos que precisam de auxílio.

— Estamos conseguindo ajuda de cidades vizinhas para distribuição de lonas — afirma o prefeito.


Porto Alegre também teve registro de granizo. Na Capital, as pedras começaram a cair por volta das 19h. Parte do forro da Associação Hospitalar Vila Nova, na Zona Sul, desabou devido à infiltração. O vazamento ocorreu no saguão da Emergência. Havia pessoas no local no momento do incidente. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, ninguém se feriu. 

Em Gravataí, a Estação de Tratamento de Água da Corsan ficou sem energia elétrica. A quantidade de árvores caídas na Estrada da Cavalhada na noite desta segunda era tanta que nem os responsáveis pela manutenção da RGE conseguiam chegar ao local para fazer o serviço e retomar o fornecimento de energia.

Em rede social, a prefeitura de Gravataí informou que a Casa do Bem, que abriga moradores de rua à noite, foi totalmente destelhada. A Escola Municipal Antônio Aires teve quatro salas de aula danificadas.

Ainda segundo a rede social da prefeitura de Graataí, há diversos pontos com árvores caídas. No centro do município, uma imagem em homenagem à Nossa Senhora dos Anjos caiu no chão.

Em Eldorado do Sul, a Defesa Civil registrou chamados de todos os bairros. A estimativa preliminar é de que pelo menos cem casas tenham sido atingidas. O balanço completo será divulgado nesta terça-feira (16).

— Foi tudo muito rápido. O granizo veio com o vento forte. Recebemos muitas ligações de moradores desesperados — afirma o João Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.

Em Canoas, a Defesa Civil informou no começo da noite que há várias casas destelhadas — ainda não há balanço de quantas residências foram atingidas. Além disso, há fios, postes e árvores caídos. O Hospital Nossa Senhora das Graças teve sua estrutura prejudicada em razão do vento.

Em Guaíba, a ventania derrubou uma árvore, que caiu sobre o km 132 da BR-116, deixando a pista obstruída. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), postes também caíram na BR-448 e a força do vento fez um caminhão tombar na rodovia.

Granizo também foi registrado em outras cidades do Estado, como São Jerônimo e municípios do Litoral. Mas, até o momento, não há confirmação de estragos nesse município.

Falta de energia elétrica

O temporal deixou moradores de diversos pontos do Estado sem energia elétrica. Segundo a RGE, 260 mil clientes estavam sem energia elétrica às 22h30min, principalmente no Vale do Sinos, Vale do Taquari e Região Metropolitana.

A CEEE Grupo Equatorial afirmou, em nota, que equipes atuam para restabelecer o fornecimento de energia. Segundo a empresa, 78 mil clientes ficaram sem luz após a chuva de granizo com trovoadas, principalmente na Região Metropolitana e no Litoral.

Os municípios mais impactados, conforme a CEEE Grupo Equatorial, são Viamão, Porto Alegre, Eldorado do Sul, Tramandaí, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Imbé.

A Defesa Civil estadual emitiu, por volta das 19h30min, um novo alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo pelas próximas 10 horas. O órgão afirma que, em caso de estragos, moradores devem ligar para 190 ou 193.

As fotos do temporal em Rio Pardo são de Daniela Lemes e as fotos em Porto Alegre são de Gabriela Perufo e Anselmo Cunha, da Agência RBS.

Siga o Blog no Facebook!

Sábados apresento o Prosa de Galpão na 100.7 FM

Rádio Nova Pauta

NPExpresso: Portal de Notícias e Jornal Impresso!

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria

Ribeiro Filho Advocacia e Consultoria
AGORA EM NOVO ENDEREÇO!

CLICK ACESSÓRIOS em Santiago!

Mobilidade Urbana: APP 287 Driver!

Especialista em Direito de Família!

Giraffas Santiago

Eletroos Engenharia e Energia Solar!

Damian Center Lar

Compre no Damian sem sair de casa!

Restaurante Cantina Damian!

Bar e Lancheria do Salbego

Bar e Lancheria do Salbego

Designer Gráfico Grabriel Bueno

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Rotero Produtora: Fotografia e Vídeo!

Darlan Ferrari Fotografia

Darlan Ferrari Fotografia

A melhor sonorização de Santiago e região!

A melhor sonorização de Santiago e região!
Fone/Whats (55) 9.9664-4188

Daora Lanches!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Telhas Marian em Jaguari e Santiago!

Florybal Santiago

Florybal Santiago

O melhor Frango Frito do Mundo em Santiago!

Clínica Life!

Clínica Life!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

Coloproctologia e Colonoscopia em Santiago!

A Top Car agora é PAMPEIRO!

3e Gestão de Pessoas

Previne Cursos e Treinamentos

Previne Cursos e Treinamentos

Culinária Japonesa em Santiago

Culinária Japonesa em Santiago
Cardápio disponível ao CLICAR NO ANÚNCIO!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Delícias santiaguenses: Pão de Forma!

Alfa Dog Center

Alfa Dog Center

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Arroz Saboroso é mais sabor na sua mesa!

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Xeque Mate Monitoramento e Segurança

Mais Lidos da semana

Mais lidas nos últimos 30 dias